Notícias

Podcasts divulgam estudos da Embrapa Territorial

Três episódios do podcast “Embrapa em cinco minutos”, uma parceria da Embrapa com a Rede Digital AgroMulher, divulgaram estudos desenvolvidos pela Embrapa Territorial. O pesquisador José Roberto de Miranda e os analistas André Farias e Daniela Maciel foram os entrevistados. José Roberto falou sobre como reservas de vegetação nativa podem servir de abrigo para a fauna silvestre. Monitoramento da Embrapa Territorial em fazendas de cana-de-açúcar orgânica na região de Ribeirão Preto identificou 341 espécies de vertebrados silvestres, 49 delas ameaçadas de extinção no estado de São Paulo. O monitoramento dessa área foi feito por mais de 20 anos e mostra a evolução do número de espécies ao longo do tempo. Clique aqui para ouvir. Daniela divulgou a plataforma de dados espaciais da Embrapa, o GeoInfo. Atualmente, ela disponibiliza ao público mais de mil conjuntos de mapas de uso e cobertura das terras e de aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solo, estimativas de degradação de pastagens, emissão de carbono e produção de água e muitos outros dados espaciais sobre a agropecuária brasileira. Clique aqui para ouvir. O mapeamento da aquicultura brasileira em andamento nos grupos de pesquisa da Unidade foi tema da entrevista de André Farias. Com imagens de satélite, a equipe está mapeando viveiros de criação de peixes e outros animais aquáticos em todo o Brasil. As informações ficarão disponíveis em uma plataforma online, que abrigará vasta quantidade de dados georreferenciados sobre a atividade aquícola. Este podcast ainda está em produção.

Três episódios do podcast “Embrapa em cinco minutos”, uma parceria da Embrapa com a Rede Digital AgroMulher, divulgaram estudos desenvolvidos pela Embrapa Territorial. O pesquisador José Roberto de Miranda e os analistas André Farias e Daniela Maciel foram os entrevistados. 

José Roberto falou sobre como reservas de vegetação nativa podem servir de abrigo para a fauna silvestre. Monitoramento da Embrapa Territorial em fazendas de cana-de-açúcar orgânica na região de Ribeirão Preto identificou 341 espécies de vertebrados silvestres, 49 delas ameaçadas de extinção no estado de São Paulo. O monitoramento dessa área foi feito por mais de 20 anos e mostra a evolução do número de espécies ao longo do tempo. Clique aqui para ouvir. 

Daniela divulgou a plataforma de dados espaciais da Embrapa, o GeoInfo. Atualmente, ela disponibiliza ao público mais de mil conjuntos de mapas de uso e cobertura das terras e de aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solo, estimativas de degradação de pastagens, emissão de carbono e produção de água e muitos outros dados espaciais sobre a agropecuária brasileira. Clique aqui para ouvir. 

O mapeamento da aquicultura brasileira em andamento nos grupos de pesquisa da Unidade foi tema da entrevista de André Farias. Com imagens de satélite, a equipe está mapeando viveiros de criação de peixes e outros animais aquáticos em todo o Brasil. As informações ficarão disponíveis em uma plataforma online, que abrigará vasta quantidade de dados georreferenciados sobre a atividade aquícola. Este podcast ainda está em produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *