Notícias

Corredor Agro de São Paulo realiza encontro na Agrishow, dia 30 de abril

O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, ou Corredor Agro, iniciativa que integra as regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos, estará presente na programação da 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, que acontece na próxima semana, em Ribeirão Preto (SP). No dia 30 de abril, o Corredor Agro promove um encontro aberto para apresentar os resultados do estudo elaborado pelo Sebrae-SP junto aos agentes de inovação e outros atores da região. O trabalho traz um diagnóstico sobre perfis, valores, necessidades e desafios para a consolidação do corredor nos territórios abrangidos. O evento é aberto a todos os interessados e será realizado no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a partir das 10h. Baseado num conceito de desenvolvimento regional, o Corredor Agro visa promover a conexão entre hubs tecnológicos,ambientes de inovação, governo, academia e o setor produtivo a fim de compartilhar recursos, conhecimento e competências e impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo. Entre as referências internacionais, estão os corredores britânico The UK Innovation, o canadense The Calgary–Edmonton e o americano Texas Innovation. A iniciativa tem o apoio da Embrapa, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), do Sebrae-SP, Supera Parque de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de São José dos Campos e Parque Tecnológico Piracicaba, entre outros parceiros. O objetivo é fazer com que o Corredor Agro de São Paulo seja um dos mais relevantes sistemas de inovação agropecuária do mundo e o principal em agropecuária tropical. “A partir de um ecossistema robusto e vibrante, a ideia é fomentar o desenvolvimento econômico e social amplo e de longo prazo no interior do estado, conectando hubs de abrangência nacional com pequenas e médias cidades”, ressalta Vitor Mondo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agricultura Digital. As regiões que compõem o corredor no estado de São Paulo perfazem cerca de 400 quilômetros e contemplam cidades âncoras que são referência para a produção agropecuária nacional e também reconhecidas por concentrarem importantes polos de ciência e tecnologia, com a presença de instituições de pesquisa, empresas e startups. O território conta, por exemplo, com cinco universidades que juntas formam mais de mil profissionais em ciências agrárias por ano. As mesorregiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos também concentram mais de 300 startups ligadas ao setor agropecuário. Serviço: Evento Corredor Agro Local: Agrishow – Estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Sao Paulo – Espaço Gourmet Data: 30 de abril de 2024 Horário: 10h às 12h https://www.corredoragrosp.com.br/

O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, ou Corredor Agro, iniciativa que integra as regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos, estará presente na programação da 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, que acontece na próxima semana, em Ribeirão Preto (SP).

No dia 30 de abril, o Corredor Agro promove um encontro aberto para apresentar os resultados do estudo elaborado pelo Sebrae-SP junto aos agentes de inovação e outros atores da região. O trabalho traz um diagnóstico sobre perfis, valores, necessidades e desafios para a consolidação do corredor nos territórios abrangidos. O evento é aberto a todos os interessados e será realizado no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a partir das 10h.

Baseado num conceito de desenvolvimento regional, o Corredor Agro visa promover a conexão entre hubs tecnológicos,ambientes de inovação, governo, academia e o setor produtivo a fim de compartilhar recursos, conhecimento e competências e impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo. Entre as referências internacionais, estão os corredores britânico The UK Innovation, o canadense The Calgary–Edmonton e o americano Texas Innovation.

A iniciativa tem o apoio da Embrapa, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), do Sebrae-SP, Supera Parque de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de São José dos Campos e Parque Tecnológico Piracicaba, entre outros parceiros.

O objetivo é fazer com que o Corredor Agro de São Paulo seja um dos mais relevantes sistemas de inovação agropecuária do mundo e o principal em agropecuária tropical. “A partir de um ecossistema robusto e vibrante, a ideia é fomentar o desenvolvimento econômico e social amplo e de longo prazo no interior do estado, conectando hubs de abrangência nacional com pequenas e médias cidades”, ressalta Vitor Mondo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agricultura Digital.

As regiões que compõem o corredor no estado de São Paulo perfazem cerca de 400 quilômetros e contemplam cidades âncoras que são referência para a produção agropecuária nacional e também reconhecidas por concentrarem importantes polos de ciência e tecnologia, com a presença de instituições de pesquisa, empresas e startups. O território conta, por exemplo, com cinco universidades que juntas formam mais de mil profissionais em ciências agrárias por ano. As mesorregiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos também concentram mais de 300 startups ligadas ao setor agropecuário.

Serviço:

Evento Corredor Agro

Local: Agrishow – Estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Sao Paulo – Espaço Gourmet

Data: 30 de abril de 2024

Horário: 10h às 12h

https://www.corredoragrosp.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *