Notícias

Pesquisador é homenageado por pesquisa sobre pequi

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Ailton Pereira, foi um dos homenageados na manhã desta terça-feira (23), pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na gastronomia daquele estado. A entrega foi durante uma sessão solene que homenageou dezenas de profissionais do turismo gastronômico de Goiás. O requerimento foi do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e a cerimônia foi realizada no Palácio Maguito Vilela. “Essa homenagem representa o reconhecimento do nosso trabalho de pesquisa de mais de 20 anos e que repercute favoravelmente na gastronomia goiana. Eu me sinto muito feliz e honrado por isso”, afirmou o pesquisador. Ele foi um dos responsáveis pelo lançamento, em novembro de 2022, de seis cultivares de pequi, sendo três sem espinhos e três com espinhos. O trabalho foi conduzido em conjunto com a Emater-GO e contou com a participação dos produtores. Também foi homenageado o técnico agrícola da Emater-GO, Douglas Cardoso, que atua também no projeto do pequi. Os novos materiais alinham elevada produtividade e qualidade de polpa, atendem a necessidades de agroindústria e de consumidores e contribuem para a preservação da espécie. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirmou o pesquisador. Esses foram os primeiros lançamentos de cultivares de uma fruteira nativa arbórea perene do Cerrado. A disponibilização desses materiais vai permitir que produtores rurais plantem pequizeiros comerciais, utilizando um adequado sistema de produção, com garantia de uniformidade, qualidade, precocidade e produtividade. Informações sobre aquisição de mudas de pequi, acesse aqui: https://www.emater.go.gov.br/wp/aquisicao_mudas_de_pequi/ Leia também: Chegam ao mercado as primeiras cultivares de pequi sem espinhos https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/75915564/chegam-ao-mercado-as-primeiras-cultivares-de-pequi-sem-espinhos

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Ailton Pereira, foi um dos homenageados na manhã desta terça-feira (23), pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na gastronomia daquele estado. A entrega foi durante uma sessão solene que homenageou dezenas de profissionais do turismo gastronômico de Goiás. O requerimento foi do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e a cerimônia foi realizada no Palácio Maguito Vilela.

 “Essa homenagem representa o reconhecimento do nosso trabalho de pesquisa de mais de 20 anos e que repercute favoravelmente na gastronomia goiana. Eu me sinto muito feliz e honrado por isso”, afirmou o pesquisador. Ele foi um dos responsáveis pelo lançamento, em novembro de 2022, de seis cultivares de pequi, sendo três sem espinhos e três com espinhos. O trabalho foi conduzido em conjunto com a Emater-GO e contou com a participação dos produtores. Também foi homenageado o técnico agrícola da Emater-GO, Douglas Cardoso, que atua também no projeto do pequi.  

Os novos materiais alinham elevada produtividade e qualidade de polpa, atendem a necessidades de agroindústria e de consumidores e contribuem para a preservação da espécie. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirmou o pesquisador. Esses foram os primeiros lançamentos de cultivares de uma fruteira nativa arbórea perene do Cerrado. A disponibilização desses materiais vai permitir que produtores rurais plantem pequizeiros comerciais, utilizando um adequado sistema de produção, com garantia de uniformidade, qualidade, precocidade e produtividade.

Informações sobre aquisição de mudas de pequi, acesse aqui: https://www.emater.go.gov.br/wp/aquisicao_mudas_de_pequi/

Leia também:

Chegam ao mercado as primeiras cultivares de pequi sem espinhos

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/75915564/chegam-ao-mercado-as-primeiras-cultivares-de-pequi-sem-espinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *