Notícias

Agro Centro-Oeste Familiar 2024 unindo mitigação e adaptação às mudanças climáticas, inovação e inclusão sustentável no agronegócio

O Centro Universitário de Mineiros – Unifimes tem o prazer de anunciar a 21ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, a principal feira de agricultura familiar em toda a região Centro-Oeste. Neste ano, o evento que tem como tema “Mudanças climáticas, inovação e inclusão socioprodutivas”, será realizado de 08 a 10 de maio de 2024, no Centro Universitário de Mineiros, localizado a 430 km da capital, Goiânia. O município é lar de comunidades de agricultores familiares tradicionais, quilombolas e assentados, que em sua maioria produzem leite em escala comercial, além de grandes empresários rurais envolvidos na produção de grãos, pecuária, avicultura integrada e cana-de-açúcar. A feira é uma iniciativa conjunta da UFG, Serviço de Extensão Rural do Estado (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), com o apoio da Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Destaques e Atividades A programação inclui uma feira livre da agricultura familiar, estandes de entidades representativas, seminários temáticos, apresentação de pesquisas acadêmicas, cursos práticos, visitas a áreas de cultivo, exposição de máquinas e implementos agrícolas, rodas de conversa e eventos culturais. No estande da Embrapa, os visitantes terão a oportunidade de descobrir as últimas novidades em pesquisa agropecuária, incluindo tecnologias para o setor agrícola, os benefícios dos microrganismos na agricultura, metodologias de avaliação da qualidade do solo e a agricultura de baixo carbono. Essas inovações são cruciais para aumentar a produtividade e reduzir os custos na agricultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Um Fórum de Diálogo e Construção A Agro Centro-Oeste Familiar tem se estabelecido como um fórum onde os agricultores familiares não apenas expõem sua produção à sociedade, mas também discutem iniciativas públicas para o desenvolvimento rural, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e inclusão sustentável ao agronegócio. A feira busca a participação ativa de cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar na organização do evento, incorporando também outros atores-chave para o campo, como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e a sociedade civil organizada. Não deixe de aproveitar esta oportunidade para conhecer as últimas novidades e tendências da agricultura familiar. Participe da Agro Centro-Oeste Familiar 2024! Para mais informações e programação complete, acesse em: https://agrocentrooeste.unifimes.edu.br

O Centro Universitário de Mineiros – Unifimes tem o prazer de anunciar a 21ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, a principal feira de agricultura familiar em toda a região Centro-Oeste. Neste ano, o evento que tem como tema “Mudanças climáticas, inovação e inclusão socioprodutivas”, será realizado de 08 a 10 de maio de 2024, no Centro Universitário de Mineiros, localizado a 430 km da capital, Goiânia. O município é lar de comunidades de agricultores familiares tradicionais, quilombolas e assentados, que em sua maioria produzem leite em escala comercial, além de grandes empresários rurais envolvidos na produção de grãos, pecuária, avicultura integrada e cana-de-açúcar.

A feira é uma iniciativa conjunta da UFG, Serviço de Extensão Rural do Estado (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), com o apoio da Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Destaques e Atividades

A programação inclui uma feira livre da agricultura familiar, estandes de entidades representativas, seminários temáticos, apresentação de pesquisas acadêmicas, cursos práticos, visitas a áreas de cultivo, exposição de máquinas e implementos agrícolas, rodas de conversa e eventos culturais.

No estande da Embrapa, os visitantes terão a oportunidade de descobrir as últimas novidades em pesquisa agropecuária, incluindo tecnologias para o setor agrícola, os benefícios dos microrganismos na agricultura, metodologias de avaliação da qualidade do solo e a agricultura de baixo carbono. Essas inovações são cruciais para aumentar a produtividade e reduzir os custos na agricultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.

Um Fórum de Diálogo e Construção

A Agro Centro-Oeste Familiar tem se estabelecido como um fórum onde os agricultores familiares não apenas expõem sua produção à sociedade, mas também discutem iniciativas públicas para o desenvolvimento rural, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e inclusão sustentável ao agronegócio.

A feira busca a participação ativa de cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar na organização do evento, incorporando também outros atores-chave para o campo, como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e a sociedade civil organizada.

Não deixe de aproveitar esta oportunidade para conhecer as últimas novidades e tendências da agricultura familiar.

Participe da Agro Centro-Oeste Familiar 2024!

Para mais informações e programação complete, acesse em: https://agrocentrooeste.unifimes.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *