Notícias

A Embrapa Roraima reuni produtores para o lançamento do TED RENIVA

A Embrapa Roraima promoveu o lançamento do Termo de Execução Decentralizada (TED) RENIVA no dia 11 de abril. O programa visa impulsionar a produção de mandioca em Roraima por meio da multiplicação e transferência de manivas-semente de qualidade genética e fitossanitária. O lançamento no estado foi uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Roraima. A parceria do TED RENIVA/MDA contempla todos os estados da região Norte, com uma duração de dois anos, para estabelecer uma rede na qual prevê formação de maniveiros que serão os agentes multiplicadores, com disponibilização de matrizes de mandioca de qualidade para produtores da agricultura familiar, além da viabilização de estrutura de estufa agrícola para tratamento de plantas por termo terapia. Em Roraima as ações do programa serão coordenadas pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima. O evento contou com a participação dos coordenadores da Rede RENIVA, os pesquisadores Hermínio Rocha e Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário, do MDA, Cassiano Flauzino, dos chefes adjuntos de Pesquisa e desenvolvimento (P&D), Amaury Bendahan e Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, Hyana Lima, Diretores de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBARE-RR), Almir Sá, autoridades de instituições parceiras e produtores. Para o superintendente federal do desenvolvimento agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Cassiano Flauzino, “o TED vem fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e promover a segurança alimentar e nutricional do povo de Roraima, as cultivares apresentadas pela Embrapa vão facilitar o cultivo de mandioca pelos agricultores familiares” ressalta. Durante o evento, o pesquisador Everton Diel da Embrapa Roraima apresentou os resultados de pesquisa, com cultivares de mandioca no estado. Em seguida, os coordenadores da REDE RENIVA, Hermínio Rocha e Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), apresentaram o projeto. Para garantir o sucesso da iniciativa, segundo Hermínio Rocha, Embrapa Mandioca e Fruticultura, um dos coordenadores do projeto, serão criadas redes de multiplicadores de manivas-semente, compostas por agricultores familiares devidamente capacitados, “a ideia é que a rede se estabeleça com multiplicadores que possuam conhecimento técnico e material para multiplicar, perpetuando assim a atividade de produção e comercialização de matrizes de qualidade” afirma.

A Embrapa Roraima promoveu o lançamento do Termo de Execução Decentralizada (TED) RENIVA no dia 11 de abril. O programa visa impulsionar a produção de mandioca em Roraima por meio da multiplicação e transferência de manivas-semente de qualidade genética e fitossanitária.

O lançamento no estado foi uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Roraima.

A parceria do TED RENIVA/MDA contempla todos os estados da região Norte, com uma duração de dois anos, para estabelecer uma rede na qual prevê formação de maniveiros que serão os agentes multiplicadores, com disponibilização de matrizes de mandioca de qualidade para produtores da agricultura familiar, além da viabilização de estrutura de estufa agrícola para tratamento de plantas por termo terapia. Em Roraima as ações do programa serão coordenadas pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima.

O evento contou com a participação dos coordenadores da Rede RENIVA, os pesquisadores Hermínio Rocha e Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário, do MDA,  Cassiano Flauzino, dos chefes adjuntos de Pesquisa e desenvolvimento (P&D), Amaury Bendahan e Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, Hyana Lima, Diretores de Administração e Finanças do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBARE-RR), Almir Sá, autoridades de instituições parceiras e produtores.

Para o superintendente federal do desenvolvimento agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Cassiano Flauzino, “o TED vem fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e promover a segurança alimentar e nutricional do povo de Roraima, as cultivares apresentadas pela Embrapa vão facilitar o cultivo de mandioca pelos agricultores familiares” ressalta.

Durante o evento, o pesquisador Everton Diel da Embrapa Roraima apresentou os resultados de pesquisa, com cultivares de mandioca no estado. Em seguida, os coordenadores da REDE RENIVA, Hermínio Rocha e Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), apresentaram o projeto.

Para garantir o sucesso da iniciativa, segundo Hermínio Rocha, Embrapa Mandioca e Fruticultura, um dos coordenadores do projeto, serão criadas redes de multiplicadores de manivas-semente, compostas por agricultores familiares devidamente capacitados, “a ideia é que a rede se estabeleça com multiplicadores que possuam conhecimento técnico e material para multiplicar, perpetuando assim a atividade de produção e comercialização de matrizes de qualidade” afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *