Notícias

Embrapa Semiárido e Sebrae fortalecem vínculos para inovação no Nordeste

Uma delegação composta por dirigentes e representantes do Sebrae dos nove estados do Nordeste, juntamente com outras autoridades da instituição, realizou uma visita técnica à Embrapa Semiárido (Petrolina-PE). O objetivo foi conhecer de perto os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelo Centro ecorregional, além de estreitar laços e discutir futuras parcerias. A comitiva foi recebida, em 12 de abril, pela Chefe-geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, que realizou uma apresentação institucional, destacando as áreas de atuação da empresa, os resultados de pesquisa em diversas cadeias da agropecuária regional, além de abordar dados do setor produtivo e possíveis oportunidades de colaboração. Após a apresentação, os dirigentes visitaram o Laboratório de Biotecnologia, onde puderam conhecer o cultivo in vitro de células e tecidos vegetais, entre outras atividades. Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Campo Experimental da Caatinga, onde foram apresentadas áreas experimentais com tecnologias como barragens subterrâneas, reuso de águas cinza e cultivo de palma forrageira. Durante a visita, Maria Auxiliadora Lima ressaltou a importância da parceria com o Sebrae, enfatizando que a colaboração entre as instituições impulsiona o alcance e a adoção de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Ela destacou o papel do Sebrae como catalisador do empreendedorismo e provedor de acesso a informações para produtores e usuários finais da tecnologia, contribuindo para uma maior disseminação e aplicação prática dos resultados tecnológicos. “A visita dos representantes do Nordeste foi uma oportunidade para fortalecer essa parceria com o Sebrae, não apenas nos estados onde já existe uma cooperação estabelecida, como Pernambuco e Bahia, mas também para desenvolver ações conjuntas de longo prazo em prol do desenvolvimento do Semiárido”, destacou Lima. Para o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra, a Embrapa é um parceiro estratégico, e ambos os órgãos têm um compromisso muito grande com a tecnologia, a inovação e o futuro do país. Luiz Alberto Amorim, vice-presidente da Associação dos Sebrae Estaduais (Abase) do Nordeste, também ressaltou a relevância da visita, destacando a importância de manter um olhar atento às potencialidades do Semiárido e à preservação da Caatinga. Ele enfatizou a necessidade de estreitar ainda mais a relação entre a Embrapa e o Sebrae para impulsionar o desenvolvimento regional.

Uma delegação composta por dirigentes e representantes do Sebrae dos nove estados do Nordeste, juntamente com outras autoridades da instituição, realizou uma visita técnica à Embrapa Semiárido (Petrolina-PE). O objetivo foi conhecer de perto os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelo Centro ecorregional, além de estreitar laços e discutir futuras parcerias.

A comitiva foi recebida, em 12 de abril, pela Chefe-geral  da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, que realizou uma apresentação institucional, destacando as áreas de atuação da empresa, os resultados de pesquisa em diversas cadeias da agropecuária regional, além de abordar dados do setor produtivo e possíveis oportunidades de colaboração.

Após a apresentação, os dirigentes visitaram o Laboratório de Biotecnologia, onde puderam conhecer o cultivo in vitro de células e tecidos vegetais, entre outras atividades. Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Campo Experimental da Caatinga, onde foram apresentadas áreas experimentais com tecnologias como barragens subterrâneas, reuso de águas cinza e cultivo de palma forrageira.

Durante a visita, Maria Auxiliadora Lima ressaltou a importância da parceria com o Sebrae, enfatizando que a colaboração entre as instituições impulsiona o alcance e a adoção de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Ela destacou o papel do Sebrae como catalisador do empreendedorismo e provedor de acesso a informações para produtores e usuários finais da tecnologia, contribuindo para uma maior disseminação e aplicação prática dos resultados tecnológicos.

“A visita dos representantes do Nordeste foi uma oportunidade para fortalecer essa parceria com o Sebrae, não apenas nos estados onde já existe uma cooperação estabelecida, como Pernambuco e Bahia, mas também para desenvolver ações conjuntas de longo prazo em prol do desenvolvimento do Semiárido”, destacou Lima.

Para o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra, a Embrapa é um parceiro estratégico, e ambos os órgãos têm um compromisso muito grande com a tecnologia, a inovação e o futuro do país.

Luiz Alberto Amorim, vice-presidente da Associação dos Sebrae Estaduais (Abase) do Nordeste, também ressaltou a relevância da visita, destacando a importância de manter um olhar atento às potencialidades do Semiárido e à preservação da Caatinga. Ele enfatizou a necessidade de estreitar ainda mais a relação entre a Embrapa e o Sebrae para impulsionar o desenvolvimento regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *