Notícias

Embrapa Amazônia Ocidental divulga edital para seleção de bolsistas de iniciação científica

A Embrapa Amazônia Ocidental está com inscrições abertas para seleção de estudantes para cadastro de reservas de bolsistas de Iniciação Científica em diversas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril, por meio de formulário disponibilizado no Edital de Seleção – Vigência 2024/2025. Os selecionados receberão bolsas do Programa Amazônico de Iniciação Científica do Amazonas (Paic-AM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com início em 1º. 8.2024 (vigência de 12 meses). O cadastro de reservas tem o objetivo de suprir as necessidades de bolsistas de iniciação científica da Embrapa Amazônia Ocidental em sua sede, em Manaus (AM). Os temas a serem estudados são variados e abrangem várias linhas de pesquisa: agronomia, entomologia, fitopatologia, fitotecnia, agroecologia, biologia molecular, microbiologia agrícola e ambiental, sanidade de espécies aquícolas, agroecologia e sistemas agroflorestais, plantas medicinais e hortaliças, ciências sociais e humanas. Há também vagas para estudos em microbiologia aplicada, genômica de microrganismos, climatologia, ciências ambientais, nutrição de peixes, floresta e agroflorestal, solos e nutrição de plantas, produção vegetal, manejo de sistemas de produção, cultura de tecidos e melhoramento de plantas e sistema integrado de produção. A seleção será dividida nas seguintes etapas: homologação das inscrições, avaliação do plano de trabalho e do rendimento acadêmico do estudante, histórico escolar atual e do Currículo Lattes do orientador. CALENDÁRIO Período de inscrições – 12 a 29/4/2024 Divulgação das inscrições enquadradas – 30/4/2024 Divulgação do resultado da 1ª. Chamada do Edital de Seleção – Até 6/5/2024. Convocação para assinatura de documentos – 7 a 10/5/2024 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental visa ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. É voltado para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, em áreas compatíveis com as áreas de pesquisa constantes no edital, oriundos de instituições públicas ou privadas localizadas em Manaus e região metropolitana.

A Embrapa Amazônia Ocidental está com inscrições abertas para seleção de estudantes para cadastro de reservas de bolsistas de Iniciação Científica em diversas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril, por meio de formulário disponibilizado no Edital de Seleção – Vigência 2024/2025. Os selecionados receberão bolsas do  Programa Amazônico de Iniciação Científica do Amazonas (Paic-AM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com início em 1º. 8.2024 (vigência de 12 meses).

O cadastro de reservas tem o objetivo de suprir as necessidades de bolsistas de iniciação científica da Embrapa Amazônia Ocidental em sua sede, em Manaus (AM). Os temas a serem estudados são variados e abrangem várias linhas de pesquisa: agronomia, entomologia, fitopatologia, fitotecnia, agroecologia, biologia molecular, microbiologia agrícola e ambiental, sanidade de espécies aquícolas, agroecologia e sistemas agroflorestais, plantas medicinais e hortaliças, ciências sociais e humanas. Há também vagas para estudos em  microbiologia aplicada, genômica de microrganismos, climatologia, ciências ambientais, nutrição de peixes, floresta e agroflorestal,  solos e nutrição de plantas, produção vegetal, manejo de sistemas de produção, cultura de tecidos e melhoramento de plantas e  sistema integrado de produção.

A seleção será dividida nas seguintes etapas: homologação das inscrições, avaliação do plano de trabalho e do rendimento acadêmico do estudante, histórico escolar atual e do Currículo Lattes do orientador.

CALENDÁRIO 

Período de inscrições – 12 a 29/4/2024
Divulgação das inscrições enquadradas – 30/4/2024
Divulgação do resultado da 1ª. Chamada do Edital de Seleção – Até 6/5/2024. Convocação para assinatura de documentos – 7 a 10/5/2024

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental visa ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. É voltado para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, em áreas compatíveis com as áreas de pesquisa constantes no edital, oriundos de instituições públicas ou privadas localizadas em Manaus e região metropolitana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *