Notícias

Embrapa lança livro sobre processamento de pescado no INOVAMEAT

Processamento sustentável de peixe: Relatos de casos em indústrias” é o livro que a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) vai lançar na próxima segunda-feira (01), no evento Inovação na Produção de Proteína Animal – INOVAMEAT, que acontecerá em Toledo (PR) até quarta-feira (03). O lançamento contará com a presença de uma das autoras, Danielle de Bem Luiz, chefe-geral do centro de pesquisa.

O livro vai ao encontro de uma demanda das indústrias de processamento de pescado por soluções para economia de água e redução na geração de resíduos. O objetivo é reduzir significativamente a demanda por água e sem que haja comprometimento da qualidade do produto. Além disso, a geração de coprodutos a partir dos resíduos pode gerar renda para a indústria e torná-la mais sustentável.

Segundo a autora, que é engenheira de alimentos, essas empresas enfrentam desafios ambientais e tecnológicos significativos, pois utilizam muita água em diversos processos, tais como insumo, limpeza e higienização ou meio de condução de resíduos. “Além de consumir um volume expressivo de água, há também a geração de muitos resíduos sólidos oriundos do processamento do pescado. Assim, são produzidos grandes volumes de resíduos e efluentes líquidos, o que exige estratégias sustentáveis”, destaca.

A pesquisadora e segunda autora da publicação, Viviane Verdolin, explica que livro faz parte de um trabalho desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura com objetivo de tornar a gestão da água e de resíduos nas indústrias de pescado mais acessível e eficiente. “Recentemente lançamos o livro Manual para gestão da água e de resíduos do processamento de peixes, onde trouxemos o passo a passo para as indústrias aplicarem práticas para a otimização do uso de água e reaproveitamento de resíduos nas indústrias”, detalha ela, que continua: “Agora, com esta nova publicação, divulgamos vários estudos de caso onde essas práticas foram aplicadas nas indústrias e os resultados que foram obtidos. Uma obra complementa a outra”. A ideia é mostrar que as pequenas inovações propostas no Manual podem ser aplicadas de forma simples e prática, proporcionando bons resultados.

Para Danielle de Bem, com tais ações, a indústria diminui o descarte de resíduos e efluentes no meio ambiente e aumenta sua competitividade, pois poderá produzir mais produtos (em quantidade e variedade) com menor custo. “Assim, abrange-se tanto as questões de interesse da comunidade na qual a indústria está inserida, como seus próprios interesses e de seus clientes”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *