Notícias

Dica de leitura – Preservar a qualidade da água: um livro para motivar o interesse dos jovens

Publicação pode ser acessada em site da Embrapa desenvolvido para crianças de 6 a 14 anos, que conta também com jogos, atividades educativas e biblioteca multimidia

“Mistério no mundo aquático submerso” é o título do livro que quer despertar nos jovens o interesse e a reflexão sobre a importância da conservação da qualidade das águas dos rios.

Lançado nas comemorações do aniversário da Embrapa, em 2019, foi escrito pela bióloga Kathia Sonoda, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, e pelo desenhista Renato Berlim, analista da Embrapa Cerrados.

“Trata-se de uma ficção sobre o efeito da poluição da água sobre os macroinvertebrados aquáticos. Aproveitamos para repassar conceitos relacionados a taxonomia, ecologia e química da água”, conta a pesquisadora Kathia Sonoda, uma das autoras do livro, que tem ilustrações da designer gráfica Luana Santa Brígida Magalhães.

A publicação (pode ser acessada aqui) faz parte do projeto “A ciência dos insetos aquáticos” e está disponível também no site da Embrapa Contando Ciência na Web (CCWeb),desenvolvido pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Lançado em abril de 2011, leva informações científicas e tecnológicas para o público infantojuvenil, com idade entre 6 e 14 anos, como apoio à educação formal e não formal do ensino das ciências. O site disponibiliza, de forma lúdica e pedagógica, informações sobre ciência, tecnologia e meio ambiente, por meio de jogos, biblioteca virtual, curiosidades, livros e programa infantil de rádio, além de promover a interatividade do público-alvo com pesquisadores da Embrapa, por intermédio de um blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *