Notícias

Professores da prefeitura de Curitiba são capacitados sobre florestas e mudança climática

Assista ao vídeo sobre o curso da Embrapa Florestas aos professores

Pesquisadores da Embrapa Florestas estão treinando professores de ciências e geografia de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba. O objetivo é levar para o ambiente escolar os temas aquecimento global, gases de efeito estufa, mudança do clima e o papel das florestas na mitigação dos efeitos desta mudança. Além da parte teórica, o curso conta com outras etapas, como a visita aos experimentos realizados ao bosque Reinhardt Maack, em Curitiba, uma importante área de mata nativa. Esta é uma das diversas ações do Projeto Saltus, que avaliou o potencial de remanescentes florestais nativos e plantios comerciais em armazenar carbono e remover os gases de efeito estufa da atmosfera.

O curso “Melhorando o Entendimento Sobre a Mudança Climática no Ensino de Ciências e Geografia” está sendo ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Florestas Marcos Rachwal e Josileia Zanatta. Com a atividade, os pesquisadores pretendem mostrar a importância dos estoques de carbono no solo e na vegetação florestal e a dinâmica de gases de efeito estufa em remanescentes florestais nativos em ambientes urbanos, ressaltando o papel dos bosques urbanos no combate à mudança do clima e na resiliência das cidades. 

De uma forma lúdica e interativa, estes conhecimentos estão sendo passados aos professores, que replicarão para centenas de alunos da rede pública municipal de Curitiba. Na próxima fase da capacitação, pesquisadores e professores irão juntos ajustar como será feito o repasse destes conhecimentos aos alunos. Após a implementação das atividades, pretende-se fazer, ainda, um encontro para mostrar os resultados alcançados junto aos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *