Notícias

Manejo da broca-do-fruto do cupuaçuzeiro é tema de curso em área rural de Manaus

O cultivo do cupuaçuzeiro traz perspectivas de vantagens econômicas para os agricultores, porém enfrenta alguns problemas para a sua expansão e um deles é a praga causada pelo inseto broca-do-fruto (Conotrachelus sp.). Para apresentar informações a fim de auxiliar agricultores e técnicos a enfrentar esse problema, a Embrapa Amazônia Ocidental está realizando o curso Manejo da broca-do-fruto do cupuaçuzeiro, no dia 22 de junho. A broca-do-fruto causa danos nos frutos que inviabilizam a comercialização do cupuaçu. O inseto tem grande potencial reprodutivo e tem se alastrado entre os cultivos. O abandono das áreas afetadas pela praga e a falta de erradicação dos frutos infestados contribui para que o ciclo da praga tenha continuidade. Diante dessa situação, a proposta do curso é levar ao conhecimento dos agricultores as características da praga, as formas de disseminação, os danos causados e o manejo adequado para evitar a infestação. A programação conta com orientações técnicas sobre a cultura do cupuaçuzeiro, informações para reconhecimento da praga da broca do fruto e os danos causados por ela, assim como medidas de controle para esse problema. O curso é ministrado pelas pesquisadoras da Embrapa Amazônia Ocidental, Ana Maria Santa Rosa Pamplona e Aparecida das Graças Claret de Souza. As atividades acontecem durante manhã e tarde na comunidade do Ramal Rio Branquinho, localizado na rodovia BR 174, km 67 em Manaus, AM. O curso está sendo viabilizado por meio de dois projetos coordenados pela Embrapa Amazônia Ocidental: Transferência de tecnologia para a melhoria dos sistemas produtivos de agricultores familiares, financiado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo Wendling (PT-AM) e o projeto Melhoramento genético do cupuaçuzeiro – fortalecimento da cadeia produtiva para a Amazônia. O cupuaçuzeiro é uma importante fruteira da região norte, principalmente para a agricultura familiar. Pode ser plantado tanto em monocultivo como em consórcio com culturas anuais e perenes. O fruto pode ter aproveitamento total, com uso da polpa para consumo em sucos ou produtos culinários, as sementes para a produção do cupulate ou extração de gordura para uso industrial, e a casca para a confecção de artesanatos ou triturada para o uso em compostagem.

O cultivo do cupuaçuzeiro traz perspectivas de vantagens econômicas para os agricultores, porém enfrenta alguns problemas para a sua expansão e um deles é a praga causada pelo inseto broca-do-fruto (Conotrachelus sp.). Para apresentar informações a fim de auxiliar agricultores e técnicos a enfrentar esse problema, a Embrapa Amazônia Ocidental está realizando o curso Manejo da broca-do-fruto do cupuaçuzeiro, no dia  22 de junho. 

A broca-do-fruto causa danos nos frutos que inviabilizam a comercialização do cupuaçu. O inseto tem grande potencial reprodutivo e tem se alastrado entre os cultivos. O  abandono das áreas afetadas pela praga e a falta de erradicação dos frutos infestados contribui para que o ciclo da praga tenha continuidade. Diante dessa situação, a proposta do curso é levar ao conhecimento dos agricultores as características da praga, as formas de disseminação, os danos causados e o manejo adequado para evitar a infestação.

A programação conta com orientações técnicas sobre a cultura do cupuaçuzeiro, informações para reconhecimento da praga da broca do fruto e os danos causados por ela, assim como medidas de controle para esse problema. O curso é ministrado pelas pesquisadoras da Embrapa Amazônia Ocidental, Ana Maria Santa Rosa Pamplona e Aparecida das Graças Claret de Souza. As atividades acontecem durante manhã e tarde na comunidade do Ramal Rio Branquinho, localizado na rodovia BR 174, km 67 em Manaus, AM.  

O curso está sendo viabilizado por meio de dois projetos coordenados pela Embrapa Amazônia Ocidental:  Transferência de tecnologia para a melhoria dos sistemas produtivos de agricultores familiares, financiado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo Wendling (PT-AM) e o projeto Melhoramento genético do cupuaçuzeiro – fortalecimento da cadeia produtiva para a Amazônia.

O cupuaçuzeiro é uma importante fruteira da região norte, principalmente para a agricultura familiar. Pode ser plantado tanto em monocultivo como em consórcio com culturas anuais e perenes. O fruto pode ter aproveitamento total, com uso da polpa para consumo em sucos ou produtos culinários,  as sementes para a produção do cupulate ou extração de gordura para uso industrial, e a casca para a confecção de artesanatos ou triturada para o uso em compostagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *