Notícias

Pesquisadores do futuro: Embrapa promove feira de ciência para estudantes do ensino fundamental do DF

A segunda edição da feira de ciência “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência” vai acontecer no período de 25 a 29 de novembro na sede da Embrapa, em Brasília/DF. Capitaneada pela Embrapa Hortaliças, com a participação de outras Unidades da empresa, a feira vai oferecer atividades envolvendo oficinas e laboratórios onde o público poderá interagir com pesquisadores na descoberta do papel da ciência no seu cotidiano. De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho, coordenador do evento, a feira deste ano terá o mesmo formato da realizada em 2018, com estandes montados com diversos nichos de ações que são desenvolvidas por todo um universo voltado à pesquisa agrícola – práticas de laboratório para medir a capacidade de germinação de sementes e miniaulas de extração do DNA de hortaliças com o uso de detergente são algumas das atrações previstas. “O modelo terá Unidades parceiras igualmente expondo os últimos avanços tecnológicos e que incluem nichos como o relacionado à robótica aplicada à agricultura – robôs que identificam plantas com problemas e analisam propriedades do solo”, ele exemplifica. Mas o verdadeiro diferencial entre as duas edições, de acordo com o coordenador, será a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola, no dia 26 de novembro. Com o tema “Hortaliças: alimentação saudável e sustentabilidade”, o concurso, que contou com a parceria do CNPq, envolveu a participação de alunos do ensino fundamental, médio e técnico por meio de formulação de projetos, com propostas inovadoras referentes à produção sustentável e ao incentivo ao consumo de hortaliças. Os 13 grupos de alunos participantes vão apresentar os respectivos projetos a uma comissão formada por representantes da presidência da Embrapa e de instituições como a embaixada da União Europeia (UE) no Brasil e de integrantes do projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais – dinâmica de cooperação entre a EU e o Brasil” em questões que incluem temas ligados à agricultura. “Essa comissão irá avaliar e selecionar os projetos apresentados e os resultados serão divulgados no mesmo dia”, informa Carvalho. Serviço Feira de Ciência “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência”. Período: 25 a 29 de novembro de 2019 Local: Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica, PqEB Av. W3 Norte (final) Informações sobre transporte: (61) 3385-9110

A segunda edição da feira de ciência “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência” vai acontecer no período de 25 a 29 de novembro na sede da Embrapa, em Brasília/DF. Capitaneada pela Embrapa Hortaliças, com a participação de outras Unidades da empresa, a feira vai oferecer atividades envolvendo oficinas e laboratórios onde o público poderá interagir com pesquisadores na descoberta do papel da ciência no seu cotidiano.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho, coordenador do evento, a feira deste ano terá o mesmo formato da realizada em 2018, com estandes montados com diversos nichos de ações que são desenvolvidas por todo um universo voltado à pesquisa agrícola – práticas de laboratório para medir a capacidade de germinação de sementes e miniaulas de extração do DNA de hortaliças com o uso de detergente são algumas das atrações previstas.

“O modelo terá Unidades parceiras igualmente expondo os últimos avanços tecnológicos e que incluem nichos como o relacionado à robótica aplicada à agricultura – robôs que identificam plantas com problemas e analisam propriedades do solo”, ele exemplifica.

Mas o verdadeiro diferencial entre as duas edições, de acordo com o coordenador, será a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola, no dia 26 de novembro. Com o tema “Hortaliças: alimentação saudável e sustentabilidade”, o concurso, que contou com a parceria do CNPq, envolveu a participação de alunos do ensino fundamental, médio e técnico por meio de formulação de projetos, com propostas inovadoras referentes à produção sustentável e ao incentivo ao consumo de hortaliças.

Os 13 grupos de alunos participantes vão apresentar os respectivos projetos a uma comissão formada por representantes da presidência da Embrapa e de instituições como a embaixada da União Europeia (UE) no Brasil e de integrantes do projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais – dinâmica de cooperação entre a EU e o Brasil” em questões que incluem temas ligados à agricultura. “Essa comissão irá avaliar e selecionar os projetos apresentados e os resultados serão divulgados no mesmo dia”, informa Carvalho.

Serviço

Feira de Ciência

“Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência”.

Período: 25 a 29 de novembro de 2019

Local: Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica, PqEB Av. W3 Norte (final)

Informações sobre transporte: (61) 3385-9110

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *