Notícias

Via Satélite – Notas da edição 04/2020

Embrapa atua na proposta de alteração do PRA em SP
A Embrapa Territorial atuou na revisão técnica da proposta do Fórum Paulista do Agronegócio para alterar o decreto estadual nº 64.842, de 5 de março de 2020. O documento orienta a regularização ambiental de imóveis rurais no estado de São Paulo, segundo os termos da lei nº 12.651/12 (Código Florestal) e da lei estadual nº 15.684/15 (Programa de Regularização Ambiental – PRA em São Paulo). O trabalho da Embrapa envolveu a análise técnica e propostas de alterações. O documento final foi concluído no dia 17 de abril.
(Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

MapOrgânico facilita acesso de produtores aos consumidores de orgânicos durante a Covid-19
 Em parceria com a Rede Agroecologia Leste Paulista, a Associação de Agroecologia Natural de Campinas e Região e a Universidade Estadual de Campinas, a Embrapa Territorial está atualizando a base de dados do MapOrgânico. O objetivo é apoiar a produção local de orgânicos certificados e oferecer uma ferramenta com informações sobre a comercialização de produtos orgânicos para facilitar o acesso aos consumidores durante a pandemia do Covid-19. Os proprietários de estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos certificados e que ainda não estão inscritos na plataforma, podem cadastrar seu ponto de venda e preencher o formulário eletrônico disponível em: https://bit.ly/maporganico_insiraseuponto.
(Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Chefe-geral concede entrevista ao Jornal Terraviva
O chefe-geral, Evaristo de Miranda, concedeu entrevista ao Jornal Terraviva, emissora do Grupo Bandeirante. A entrevista abordou, principalmente, a crise do setor de flores e plantas ornamentais durante a quarentena decretada no combate à Covid-19. O encontro com o pesquisador foi ao ar após à reportagem sobre o aniversário de 47 anos da Embrapa. Assista aqui a reportagem e a entrevista
(Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Parceria com o MMA é pauta de reunião técnica em videoconferência
O prosseguimento das atividades relacionadas ao Termo de Execução Descentralizada (TED) formalizado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Embrapa Territorial foi discutido em uma videoconferência, no dia 6 de abril. As equipes apresentaram o andamento das atividades previstas no contrato e alinharam a organização e execução orçamentária para o ano de 2020. Para isso, foram consideradas as novas perspectivas de execução das ações diante da exigência do teletrabalho. Entre os principais resultados previstos na execução desse projeto, está o lançamento de uma plataforma digital com tecnologias da Embrapa associadas ao tema da desertificação e degradação da terra no bioma Caatinga.
(Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

Gestores participam de reunião virtual do Cosag/Fiesp
No dia 6 de abril, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine – representando a Chefia-Geral -, a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, e o analista Gustavo Spadotti participaram de uma reunião virtual do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O encontro remoto trouxe como convidada principal a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Em pauta, o momento de atualização, reflexão e esperança sobre o futuro da nação brasileira, em especial, do mundo rural.
(Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

Bolsistas CNPq são apresentados a gestores da Embrapa e do Censipam
No dia 16 de abril, foram oficialmente apresentados, em uma videoconferência, todos os dez bolsistas CNPq contratados no âmbito da parceria entre a Embrapa Territorial e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A concessão das bolsas está inserida no contexto do Termo de Execução Descentralizada entre o Censipam e o CNPq e visa à execução de projetos de pesquisa com o propósito de detectar, identificar, qualificar e quantificar o desmatamento na Amazônia, como também apoiar e orientar novas políticas públicas e privadas na região amazônica. A validade do financiamento estende-se por 36 meses.
(Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *