Notícias

Embrapa e Furg apresentam livro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais durante 7ª Hortpanc, em São Lourenço do Sul (RS)

No dia 24 de abril, o Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Embrapa Clima Temperado (RS) realizaram o pré-lançamento do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais no território Zona Sul: identificação de espécies e usos de estruturas vegetativas”, durante o 7ª Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (Hortpanc), em São Lourenço do Sul (RS). O objetivo do livro é popularizar o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e divulgar as pesquisas nesse território sobre o assunto. A obra detalha vinte espécies classificadas como prioritárias para o território Zona Sul. Para cada uma delas, há dicas para identificação, indicação de benefícios e orientações de preparo para o consumo, com, ao menos, uma receita para cada planta. Destinado a todos os públicos, o livro estará disponível nas versões impressa e digital. Por parte da Embrapa, participaram da elaboração do material os pesquisadores Ernestino Guarino e Gustavo Heiden. O material está ligado ao Pancpop, projeto de extensão da Furg, coordenado pela professora Jaqueline Durigon, que visa popularizar o uso e o conhecimento sobre essas espécies; e aos projetos já finalizados RestauraSul e Nexo Pampa, coordenados pelo pesquisador Adalberto Miura, da Embrapa Clima Temperado. 7º Hortpanc Realizado de 23 a 25 de abril, o evento abrigou palestras, debates e lançamentos para fortalecer a difusão das pesquisas e ações de extensão voltadas ao cultivo e ao consumo das hortaliças conhecidas como Panc. Cerca de 400 inscritos acompanharam as atividades teóricas nos dois primeiros dias, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Representando a Embrapa, o pesquisador da Embrapa Hortaliças (DF) Nuno Rodrigo Madeira ministrou palestra sobre “Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil”, em parceria com a extensionista social da Epagri, Cristina Calegari. Nuno falou sobre seu trabalho de pesquisa com Panc, indicou melhores formas de cultivo e a abordou a inclusão de produtos com Panc no portfólio dos agricultores. A Hortpanc ainda contou com um Dia de Campo no Sítio do Espinilho, no interior de São Lourenço do Sul, no dia 25. Realizado desde a primeira edição, o Dia de Campo foi dividido em quatro estações: Hortaliças folhosas; Hortaliças tuberosas; Identificação de Panc; e Perenes e frutos. Ao todo, mais de 260 pessoas participaram das atividades. O evento foi uma realização da Furg, por meio do Projeto Pancpop, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 1ª Feira de PANC A sétima edição do evento também contou com uma novidade: a 1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais, realizada em espaço ao lado do salão onde aconteceram as principais atividades da Hortpanc. A Feira contou com mais de 26 feirantes, de diversas regiões do Estado, com exposição de produtos à base de Panc. O objetivo foi reforçar o papel das Panc como alimentos da sociobiodiversidade.

No dia 24 de abril, o Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Embrapa Clima Temperado (RS) realizaram o pré-lançamento do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais no território Zona Sul: identificação de espécies e usos de estruturas vegetativas”, durante o 7ª Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (Hortpanc), em São Lourenço do Sul (RS). O objetivo do livro é popularizar o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e divulgar as pesquisas nesse território sobre o assunto.

A obra detalha vinte espécies classificadas como prioritárias para o território Zona Sul. Para cada uma delas, há dicas para identificação, indicação de benefícios e orientações de preparo para o consumo, com, ao menos, uma receita para cada planta. Destinado a todos os públicos, o livro estará disponível nas versões impressa e digital.

Por parte da Embrapa, participaram da elaboração do material os pesquisadores Ernestino Guarino e Gustavo Heiden. O material está ligado ao Pancpop, projeto de extensão da Furg, coordenado pela professora Jaqueline Durigon, que visa popularizar o uso e o conhecimento sobre essas espécies; e aos projetos já finalizados RestauraSul e Nexo Pampa, coordenados pelo pesquisador Adalberto Miura, da Embrapa Clima Temperado.

7º Hortpanc

Realizado de 23 a 25 de abril, o evento abrigou palestras, debates e lançamentos para fortalecer a difusão das pesquisas e ações de extensão voltadas ao cultivo e ao consumo das hortaliças conhecidas como Panc. Cerca de 400 inscritos acompanharam as atividades teóricas nos dois primeiros dias, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Representando a Embrapa, o pesquisador da Embrapa Hortaliças (DF) Nuno Rodrigo Madeira ministrou palestra sobre “Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil”, em parceria com a extensionista social da Epagri, Cristina Calegari. Nuno falou sobre seu trabalho de pesquisa com Panc, indicou melhores formas de cultivo e a abordou a inclusão de produtos com Panc no portfólio dos agricultores. 

A Hortpanc ainda contou com um Dia de Campo no Sítio do Espinilho, no interior de São Lourenço do Sul, no dia 25. Realizado desde a primeira edição, o Dia de Campo foi dividido em quatro estações: Hortaliças folhosas; Hortaliças tuberosas; Identificação de Panc; e Perenes e frutos. Ao todo, mais de 260 pessoas participaram das atividades.

O evento foi uma realização da Furg, por meio do Projeto Pancpop, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

1ª Feira de PANC

A sétima edição do evento também contou com uma novidade: a 1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais, realizada em espaço ao lado do salão onde aconteceram as principais atividades da Hortpanc. A Feira contou com mais de 26 feirantes, de diversas regiões do Estado, com exposição de produtos à base de Panc. O objetivo foi reforçar o papel das Panc como alimentos da sociobiodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *