Notícias

Podcast Terra&Alimento promove bate-papo sobre alimentação escolar e educação alimentar

No segundo episódio de 2024, o Podcast Terra&Alimento traz um bate-papo sobre a importância da promoção de iniciativas que busquem criar um ambiente favorável à adoção de práticas alimentares saudáveis nas escolas. A pesquisadora da Embrapa Alimentos e Territórios, Priscila Bassinello, e a nutricionista da Bioativa Consultoria, Anna Carla Luna, contam sobre o projeto “Segurança alimentar e nutricional, e geração de renda para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais do semiárido brasileiro”. Desenvolvido em 2023, o projeto capacitou cerca de 700 merendeiras e 50 nutricionistas de escolas públicas de Alagoas em aproveitamento integral dos alimentos e uso da biodiversidade na alimentação. Além disso, estudantes e professores de diversos municípios alagoanos participaram de oficinas sobre alimentação escolar sustentável. Estima-se que, indiretamente, mais de 104 mil alunos foram beneficiados. Nossas convidadas também falam sobre a 5ª edição do Concurso de Merendeiras de Alagoas, ação coordenada pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios e o Senac/AL. De acordo com as especialistas, promover a alimentação saudável nas escolas vai além de simplesmente oferecer opções no cardápio. É necessário um esforço conjunto envolvendo uma rede de atores, como agricultores familiares, professores, merendeiras, gestores públicos, profissionais de saúde e famílias. Para conferir tudo que elas falaram sobre a temática, ouça o episódio Alimentação Escolar e Educação Alimentar.

No segundo episódio de 2024, o Podcast Terra&Alimento traz um bate-papo sobre a importância da promoção de iniciativas que busquem criar um ambiente favorável à adoção de práticas alimentares saudáveis nas escolas.

 

A pesquisadora da Embrapa Alimentos e Territórios, Priscila Bassinello, e a nutricionista da Bioativa Consultoria, Anna Carla Luna, contam sobre o projeto “Segurança alimentar e nutricional, e geração de renda para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais do semiárido brasileiro”. Desenvolvido em 2023, o projeto capacitou cerca de 700 merendeiras e 50 nutricionistas de escolas públicas de Alagoas em aproveitamento integral dos alimentos e uso da biodiversidade na alimentação.

 

Além disso, estudantes e professores de diversos municípios alagoanos participaram de oficinas sobre alimentação escolar sustentável. Estima-se que, indiretamente, mais de 104 mil alunos foram beneficiados. 

 

Nossas convidadas também falam sobre a 5ª edição do Concurso de Merendeiras de Alagoas, ação coordenada pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios e o Senac/AL.

 

De acordo com as especialistas, promover a alimentação saudável nas escolas vai além de simplesmente oferecer opções no cardápio. É necessário um esforço conjunto envolvendo uma rede de atores, como agricultores familiares, professores, merendeiras, gestores públicos, profissionais de saúde e famílias. 

Para conferir tudo que elas falaram sobre a temática, ouça o episódio Alimentação Escolar e Educação Alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *