Notícias

Instituições se reúnem para planejamento de ações do Plano ABC+ no Piauí

Gestores e representantes de instituições responsáveis pelo Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) no Piauí reuniram-se, na quinta-feira (19/01) na sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina – PI, para tratar das ações realizadas na primeira fase do programa (até 2020) e o planejamento de novas ações (até 2030). O Plano ABC, criado em 2007, tem por finalidade a organização e o planejamento das ações para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo país. Em 2020, a nova versão, com horizonte até 2030, passou a chamar-se ABC+ e tem como foco a consolidação de uma agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos. O Plano ABC +, além de estimular a adoção e manutenção de tecnologias já consolidadas na fase anterior, fortalecerá, com sua concepção voltada para os desafios atuais e futuros do País, a adaptação e o conceito de “Abordagem Integrada da Paisagem”, alinhando o Brasil às principais estratégias de governança que ganham destaque no cenário internacional. Na reunião, gestores e também representantes da Embrapa Meio-Norte, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – SFA /PI, Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja) e Secretaria de Agronegócios do Estado do Piauí (Seagro) avaliaram os avanços das ações implementadas no Estado relativas ao Plano ABC e iniciaram a discussão das ações que comporão o Plano ABC + para os próximos anos (até 2030). “O plano ABC consiste em agricultura de baixo carbono com adoção de práticas sustentáveis que promovam a mitigação e a adaptação da emissão de gases do efeito estufa. Com esse foco, a Embrapa realiza pesquisas com Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), Fixação Biológica de Nitrogênio, manejo intensivo de pastagens, entre outras tecnologias”, destaca o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima. Dando continuidade a este primeiro encontro, as instituições pretendem realizar uma reunião com o governador Rafael Fonteles para apresentar informações sobre o Plano ABC+ e definir responsabilidades e ações que deverão ser conduzidas no Estado. “A Embrapa disponibiliza seu portfólio de tecnologias para o fortalecimento das ações do ABC+ no Piauí, mas é preciso que as instituições e o governo do Estado estejam unidos no planejamento e execução das ações para alcançarmos êxito”, conclui Anísio Lima.

Gestores e representantes de instituições responsáveis pelo Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) no Piauí reuniram-se, na quinta-feira (19/01) na sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina – PI, para tratar das ações realizadas na primeira fase do programa (até 2020) e o planejamento de novas ações (até 2030).

O Plano ABC, criado em 2007, tem por finalidade a organização e o planejamento das ações para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo país. Em 2020, a nova versão, com horizonte até 2030, passou a chamar-se ABC+ e tem como foco a consolidação de uma agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos.

O Plano ABC +, além de estimular a adoção e manutenção de tecnologias já consolidadas na fase anterior, fortalecerá, com sua concepção voltada para os desafios atuais e futuros do País, a adaptação e o conceito de “Abordagem Integrada da Paisagem”, alinhando o Brasil às principais estratégias de governança que ganham destaque no cenário internacional. 

Na reunião,  gestores e também representantes da Embrapa Meio-Norte, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – SFA /PI, Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja) e Secretaria de Agronegócios do Estado do Piauí (Seagro) avaliaram os avanços das ações implementadas no Estado relativas ao Plano ABC e iniciaram a discussão das ações que comporão o Plano ABC + para os próximos anos (até 2030).  

“O plano ABC consiste em agricultura de baixo carbono com adoção de práticas sustentáveis que promovam a mitigação e a adaptação da emissão de gases do efeito estufa. Com esse foco, a Embrapa realiza pesquisas com Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), Fixação Biológica de Nitrogênio, manejo intensivo de pastagens, entre outras tecnologias”, destaca o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima.

Dando continuidade a este primeiro encontro, as instituições pretendem realizar uma reunião com o governador Rafael Fonteles para apresentar informações sobre o Plano ABC+ e definir responsabilidades e ações que deverão ser conduzidas no Estado. “A Embrapa disponibiliza seu portfólio de tecnologias para o fortalecimento das ações do ABC+ no Piauí, mas é preciso que as instituições e o governo do Estado estejam unidos no planejamento e execução das ações para alcançarmos êxito”, conclui Anísio Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *