Notícias

Técnicos do Senar são treinados pela Embrapa no Piauí

Onze multiplicadores de informações – entre agrônomos e técnicos agrícolas – ligados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Piauí foram capacitados em identificação e manejo de pragas e doenças em hortaliças, nos dias nove e dez deste mês, na Embrapa Meio-Norte, Teresina. Com aulas teóricas e práticas, pela manhã e tarde, o treinamento teve uma carga horária de 20 horas-aulas. Ministrado pelo pesquisador Cândido Athayde Sobrinho, o curso focou as bases teóricas e conceituais relacionadas às pragas e doenças das plantas, bem como os aspectos teóricos e práticos de pragas e doenças em hortaliças, como tomate, pimentão,berinjela, pepino, abobrinha, abóbora, maxixe, cebolinha, couve-folha, coentro, alface e quiabo. Os participantes puderam conhecer os novos métodos de controle de pragas e doenças em hortaliças, além da prática de compostagem, nos aspectos teóricos e práticos da preparação de composto orgânico como aliado no manejo de pragas e doenças. O treinamento priorizou aulas expositivas e “dialogadas”, atividades práticas no campo, com a coleta, acondicionamento adequado de amostras e análise de materiais vegetais em laboratório, para confirmação dos agentes causais de doenças em hortaliças. Também houve a Identificação de insetos pragas e patógenos que surgem com frequência nas áreas de cultivo de hortas urbanas e periurbanas.

Onze multiplicadores de informações – entre agrônomos e técnicos agrícolas – ligados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Piauí foram capacitados em identificação e manejo de pragas e doenças em hortaliças, nos dias nove e dez deste mês, na Embrapa Meio-Norte, Teresina. Com aulas teóricas e práticas, pela manhã e tarde, o treinamento teve uma carga horária de 20 horas-aulas.

Ministrado pelo pesquisador Cândido Athayde Sobrinho, o curso focou as bases teóricas e conceituais relacionadas às pragas e doenças das plantas, bem como os aspectos teóricos e práticos de pragas e doenças em hortaliças, como tomate, pimentão,berinjela, pepino, abobrinha, abóbora, maxixe, cebolinha, couve-folha, coentro, alface e quiabo. 

Os participantes puderam conhecer os novos métodos de controle de pragas e doenças em hortaliças, além da prática de compostagem, nos aspectos teóricos e práticos da preparação de composto orgânico como aliado no manejo de pragas e doenças. 

O treinamento priorizou aulas expositivas e “dialogadas”, atividades práticas no campo, com a coleta, acondicionamento adequado de amostras e análise de materiais vegetais em laboratório, para confirmação dos agentes causais de doenças em hortaliças. Também houve a Identificação de insetos pragas e patógenos que surgem com frequência nas áreas de cultivo de hortas urbanas e periurbanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *