Notícias

Embrapa e Unifor buscam novos projetos em conjunto

A Embrapa Agroindústria Tropical e a Universidade de Fortaleza (Unifor) pretendem intensificar parcerias em ações de Pesquisa e Inovação. Com este objetivo, na segunda-feira, 29, uma equipe de gestores da Universidade conheceu parte da infraestrutura laboratorial da unidade descentralizada da Embrapa, em Fortaleza. Participaram do encontro, representando a Unifor, Naiderson Lucena, coordenador de inovação; Angelo Roncalli, coordenador de pesquisa e Ricardo Colares, responsável pela área de propriedade intelectual. Eles foram recebidos pelo chefe-adjunto de P&D da Embrapa Agroindústria Tropical, José Roberto Vieira Júnior, e pelo chefe-adjunto de TT, Genésio Vasconcelos. O chefe-adjunto de TT, Genésio Vasconcelos, acredita que embora já existam ações de colaboração entre as duas instituições, o potencial de realização de projetos futuros seja muito mais robusto. “Para identificar essas novas possibilidades é importante que os gestores conheçam bem as linhas de atuação e infraestrutura”, completou. Durante a visita, o chefe de P&D, José Roberto Vieira, explicou ações em andamento nas principais linhas de pesquisa desenvolvidas, como soluções tecnológicas para a agroindústria de diversos setores como alimentos, fármacos, cosméticos, materiais biodegradáveis, embalagens, dentre outros. Ele destacou que além de atuar com o foco na agroindústria, a Embrapa Agroindústria Tropical ainda é o maior centro de pesquisa em cajucultura do mundo, provendo soluções em todos os elos dessa cadeia produtiva. Para Ricardo Colares, da Unifor, é importante que as equipes das duas instituições conheçam a infraestrutura de laboratórios de ambos os lados, para identificação de complementaridades. Ele frisou ainda, como foco da aproximação, a conexão com indústrias e empresas no desenvolvimento de novos produtos e na geração de negócios. APROXIMAÇÃO – No último dia 13/09, gestores da Embrapa Agroindústria Tropical visitaram as instalações da Unifor. Eles foram recebidos pelos professores Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Naiderson Lucena, coordenador de Inovação; Angelo Roncalli, coordenador de Pesquisa, e Ricardo Colares, responsável pela área de Propriedade Intelectual. Na ocasião, o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, destacou a relevância do encontro e as afinidades entre as duas instituições. “Para a Vice-Reitoria de Pesquisa e a Unifor é muito importante estabelecer parcerias com instituições que são referência no que fazem, caso da Embrapa, e colaborar a partir de uma visão de complementaridade, onde cada parceiro entra com suas capacidades”, explicou. O professor Milton Sousa ressaltou ainda que a Embrapa tem uma série de afinidades de pesquisa com a Unifor, “bem como desafios na área de inovação que podem ser compartilhados para que futuras soluções mais robustas sejam encontradas com apoio da Unifor”.

Foto: Verônica Freire

Verônica Freire - Gestores conhecem laboratório de Processos Agroindustriais

Gestores conhecem laboratório de Processos Agroindustriais

A Embrapa Agroindústria Tropical e a Universidade de Fortaleza (Unifor) pretendem intensificar parcerias em ações de Pesquisa e Inovação. Com este objetivo, na segunda-feira, 29, uma equipe de gestores da Universidade conheceu parte da infraestrutura laboratorial da unidade descentralizada da Embrapa, em Fortaleza. 

Participaram do encontro, representando a Unifor, Naiderson Lucena, coordenador de inovação; Angelo Roncalli, coordenador de pesquisa e Ricardo Colares, responsável pela área de propriedade intelectual.  Eles foram recebidos pelo chefe-adjunto de P&D da Embrapa Agroindústria Tropical, José Roberto Vieira Júnior, e pelo chefe-adjunto de TT, Genésio Vasconcelos. 
O chefe-adjunto de TT, Genésio Vasconcelos, acredita que embora já existam ações de colaboração entre as duas instituições, o potencial de realização de projetos futuros seja muito mais robusto. “Para identificar essas novas possibilidades é importante que os gestores conheçam bem as linhas de atuação e infraestrutura”, completou.
Durante a visita, o chefe de P&D, José Roberto Vieira, explicou ações em andamento nas principais linhas de pesquisa desenvolvidas, como soluções tecnológicas para a agroindústria de diversos setores como alimentos, fármacos, cosméticos, materiais biodegradáveis, embalagens, dentre outros. Ele destacou que além de atuar com o foco na agroindústria, a Embrapa Agroindústria Tropical ainda é o maior centro de pesquisa em cajucultura do mundo, provendo soluções em todos os elos dessa cadeia produtiva. 
Para Ricardo Colares, da Unifor, é importante que as equipes das duas instituições conheçam a infraestrutura de laboratórios de ambos os lados, para identificação de complementaridades. Ele frisou ainda, como foco da aproximação, a conexão com indústrias e empresas no desenvolvimento de novos produtos e na geração de negócios.

 
APROXIMAÇÃO – No último dia 13/09, gestores da Embrapa Agroindústria Tropical visitaram as instalações da Unifor. Eles foram recebidos pelos professores Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Naiderson Lucena, coordenador de Inovação;  Angelo Roncalli, coordenador de Pesquisa, e Ricardo Colares, responsável pela área de Propriedade Intelectual.
Na ocasião, o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, destacou a relevância do encontro e as afinidades entre as duas instituições. “Para a Vice-Reitoria de Pesquisa e a Unifor é muito importante estabelecer parcerias com instituições que são referência no que fazem, caso da Embrapa, e colaborar a partir de uma visão de complementaridade, onde cada parceiro entra com suas capacidades”, explicou. O professor Milton Sousa ressaltou ainda que a Embrapa tem uma série de afinidades de pesquisa com a Unifor, “bem como desafios na área de inovação que podem ser compartilhados para que futuras soluções mais robustas sejam encontradas com apoio da Unifor”.

Verônica Freire (01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *