Notícias

Ideas for Milk consolida movimento por inovação na cadeia leiteira

Vacas que geram energia com o simples movimento de sua pata, tambor de leite inteligente, caneca que identifica mastite, colar que controla a quantidade de comida, ordenha automatizada, colar que alerta fertilidade, dezenas de apps para facilitar a vida dos produtores no curral. Parece futuro, mas é presente. Alinhada ao conceito 4.0, a pecuária voltada para a produção de leite ganha ajuda de tecnologias e programas.  É nesse fomento por inovação, nasce o Ideas for Milk, um movimento idealizado em 2016 pela Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais. O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas para o setor. Produtores, universidades, estudantes, empresários, pesquisadores, empreendedores e especialistas, unidos em prol das pesquisas de ponta que otimiza de custos, aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos produtos de toda a cadeia leiteira.

O movimento acontece anualmente em quatro etapas: Caravana, Vacathon, Desafio de Startups e Prêmio Ideas for Milk de Inovação.

Caravana 4.0: Apresentação das propostas nas universidades. Aconteceu este ano de forma online e também no exterior com encontros com alunos e professores de Portugal, Angola e Argentina. Os encontros tem como objetivo inspirar os participantes na formação de equipes e na montagem de futuras propostas para as próximas etapas do Ideas for Milk, o Vacathon e para o Desafio de Startups. As Lives promoveram a integração de professores e alunos de cursos variados, das áreas de humanas, exatas e biológicas, para discutir oportunidades de empreendedorismo e inovação de ponta a ponta, da produção ao varejo na cadeia de leite e derivados.

 Vacathon: Estudantes das melhores Universidades do Brasil formarão times. Numa imersão em inovação aberta, os times receberão mentorias de produtores, especialistas e profissionais de instituições e empresas participantes.

A escolha das melhores soluções criadas durante o evento será feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show, com transmissão em tempo real pelo canal Embrapa no Youtube, com 176 mil inscritos, além do Facebook e na Repileite.

Este ano, a quinta edição acontece de 22 a 30 de outubro, de forma online e conta com a participação de universidades da Argentina e de Angola!

Desafio de Startups: O Desafio de Startups, competição pioneira que visa identificar e evidenciar empreendedores, colaborar para que suas ideias inovadoras sejam soluções para desafios da sociedade e se tornem negócios. O papel do evento é de fomentar a pesquisa multidisciplinar para soluções viáveis dos problemas existentes produção leiteira. É a vitrine das startups. E se tornou uma boa oportunidade de inovadores mostrarem suas soluções para quem toma decisões, como investidores, produtores, mídia especializada e executivos de empresas de todos os elos da cadeia produtiva do leite. Este ano, as inscrições estão abertas até o dia 03 de novembro.

Prêmio Ideas for Milk de Inovação: A premiação contempla empresas que apresentaram soluções inovadoras através de produtos e processos que atendem as expectativas do consumidor consciente, além de estarem inseridas na ótica de FoodTech. São produtos orgânicos, processos sustentáveis e eficazes alinhados ao conceito de indústria 4.0. Os vencedores serão conhecidos no dia 04 de dezembro.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

Imprensa Ideas For Milk:

imprensa@ideasformilk.com.br

Élida Ramirez (31) 9 9526-0189 e Ana Flávia Moreira (31) 99390-1708

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *