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Vacathon, maratona de inovação, fomenta a pesquisa no mercado do leite

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, promove entre os dias 22 e 30 de outubro, o Vacathon, maratona de inovação do setor do leite e derivados. Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores e mercado.

As equipes multidisciplinares são selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passam 8 dias junto ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor. O grupo fica conectado 24 horas e tem disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives.

Cada universidade tem um embaixador, professor responsável pelo desempenho dos grupos. A escolha das melhores soluções criadas durante a competição será feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show. A transmissão será em tempo real pelo canal da Embrapa no Youtube, além do Facebook e na Repileite.

Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. Estão inscritas equipes de 27 universidades. Pela primeira vez na história do evento, participarão equipes de 3 universidades de Angola e Argentina. Todos os dias, os participantes terão um cronograma de conteúdos virtuais a serem acessados no canal de conteúdo do evento, o Milktube. Também será oferecida a mentoria agenda e feita virtualmente.

No ano passado, em 36 horas, pesquisadores elaboraram um método para a identificação da mastite (inflamação nas glândulas mamárias da vaca que causa grandes perdas na produção leiteira). “A Milcup é uma caneca com sensores eletrônicos que realiza a contagem de células somáticas, responsáveis pela formação de tecidos e órgãos, que é o principal indicador de mastite. A leitura é realizada na hora e sem a necessidade de reagentes. Basta colocar o leite na caneca”, explica Sérgio Luís de Castro Júnior, engenheiro de biossistemas e mestrando do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), da Esalq–USP Piracicaba. O pesquisador é um dos membros da equipe de vencedora do primeiro lugar do Vacathon 2019 pela criação da Milcup.

Ideas For Milk

O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups(fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0.

Indústria do leite no Brasil

Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando uma média de 30 bilhões de litros de leite inspecionado por ano. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, ABIQ, SENAR/GO, Alta Genetics, Abraleite, Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

Imprensa Ideas For Milk: imprensa@ideasformilk.com.br

Élida Ramirez (31) 9 9526-0189 e Ana Flávia Moreira (31) 99390-1708

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