Notícias

Produção diversificada garante segurança alimentar

A Maria Gorete Rios é uma agricultora familiar que vive na área rural do município de Novo Repartimento, no Sudeste Paraense. O depoimento dela mostra porque a diversificação na produção familiar é importante para garantir a segurança alimentar das diversas famílias que vivem na região, principalmente nesta época de pandemia. A agricultora é uma das parceiras do projeto Inovaflora, liderado pela Embrapa Amazônia Oriental com o apoio do Fundo Amazônia. O projeto busca reduzir o desmatamento e melhorar a condição produtiva das áreas da agricultura familiar na Amazônia. A Gorete sabe que recuperar as áreas de preservação permanente, como nascentes e margens de rios e igarapés, é fundamental para o meio ambiente e para vida prática dos agricultores. O plantio de espécies arbóreas e frutíferas nessas áreas recupera as florestas e garante alimento às famílias. As ações do Inovaflora estão localizadas em comunidades familiares nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Aqui no Pará, o projeto atua em quatro municípios da região sudeste do estado: Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e Ipixuna, com o apoio de uma rede de instituições governamentais e não-governamentais (Ideflor, Emater, associações de produtores, secretarias de agricultura, entre outras). Com mais de 500 assentamentos, a região traz elementos da antiga e da nova fronteira de ocupação da Amazônia. O Inovaflora compõe o Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

A Maria Gorete Rios é uma agricultora familiar que vive na área rural do município de Novo Repartimento, no Sudeste Paraense. O depoimento dela mostra porque a diversificação na produção familiar é importante para garantir a segurança alimentar das diversas famílias que vivem na região, principalmente nesta época de pandemia.

A agricultora é uma das parceiras do projeto Inovaflora, liderado pela Embrapa Amazônia Oriental com o apoio do Fundo Amazônia. O projeto busca reduzir o desmatamento e melhorar a condição produtiva das áreas da agricultura familiar na Amazônia. A Gorete sabe que recuperar as áreas de preservação permanente, como nascentes e margens de rios e igarapés, é fundamental para o meio ambiente e para vida prática dos agricultores. O plantio de espécies arbóreas e frutíferas nessas áreas recupera as florestas e garante alimento às famílias.

As ações do Inovaflora estão localizadas em comunidades familiares nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Aqui no Pará, o projeto atua em quatro municípios da região sudeste do estado: Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e Ipixuna, com o apoio de uma rede de instituições governamentais e não-governamentais (Ideflor, Emater, associações de produtores, secretarias de agricultura, entre outras). Com mais de 500 assentamentos, a região traz elementos da antiga e da nova fronteira de ocupação da Amazônia.

O Inovaflora compõe o Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *