Notícias

Via Satélite – notas da edição 11/2019

Analista participa do Semiárido Show

O analista André Farias participou do seminário “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inteligência Territorial”, realizado durante a oitava edição do Semiárido Show, no período de 19 a 22 de novembro, em Petrolina, PE. Ele ministrou a palestra “Contribuições da Inteligência Territorial Estratégica para o Desenvolvimento Agropecuário no Semiárido”. (Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Embrapa Territorial e Emater-MG articulam parceria

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gustavo Laterza, acompanhado do diretor técnico, Feliciano de Oliveira, e do gerente de Tecnologia da Informação, Marcos Lopes, participou de reunião, com equipe técnica da Embrapa Territorial, no dia 27 de novembro. Marcos Mandacaru, assessor do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, também participou do encontro. De acordo com Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de P&D, os projetos apresentados geraram discussões de como os dados e sistemas poderão ser agregados e utilizados no “Programa Emater 4.0”, programa de transformação digital que está sendo implantado nacionalmente nas Emateres, bem como no apoio à definição de estratégias para inclusão produtiva e redução da pobreza, principalmente no norte de Minas. (Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Chefe de P&D participa de uma série de eventos

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, participou de uma série de eventos em novembro. De 12 a 14 de novembro, ocorreram, em Natal, Rio Grande do Norte, a XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2019) e o XIII Simpósio Internacional de Aquicultura. No período de 18 a 20 de novembro, em Fortaleza, Ceará, ela representou o chefe-geral, Evaristo de Miranda, na 9ª edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Neste evento, Evaristo foi agraciado com o título de Embaixador O2, concedido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil, um reconhecimento de iniciativas e trabalhos realizados pelo desenvolvimento sustentável da sociedade mundial.(Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Gerente do Censo do IBGE apresenta números da última pesquisa

Antônio Carlos Florido, gerente do Censo do IBGE, visitou a Embrapa Territorial no dia 19 de novembro. À área técnica, Florido apresentou os números do último Censo Agropecuário (2017) e explicou a estruturação e a importância da leitura correta dos resultados. Os dados do Censo Agro compõem os planos de informações utilizados para estruturar os Sistemas de Inteligência Territorial Estratégicas (SITEs) desenvolvidos pelo centro de pesquisa. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

Projeto ASEAM promove capacitação no InVEST

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Embrapa promoveu, em Macapá, AP, o II Treinamento para Quantificação e Valoração de Serviços Ecossistêmicos com o uso do software InVEST – Módulos de Carbono, Solo e Água. A capacitação foi voltada para integrantes e parceiros do projeto ASEAM. O uso de módulos e ferramentas do InVEST possibilita quantificar, mapear e valorar diversos serviços ecossistêmicos, um dos objetivos do projeto. Em agosto, foi realizado o primeiro treinamento, na Embrapa Territorial. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)

Pesquisadora mostra importância da agropecuária no desenvolvimento de Campinas

No dia 14 de novembro, a pesquisadora Cristina Criscuolo ministrou palestra sobre a história, sociedade e o desenvolvimento agropecuário de Campinas, SP, para alunos do Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas. A ação faz parte do Programa Embrapa Escola, projeto que visa conscientizar alunos sobre a importância da ciência e tecnologia na sociedade, com enfoque nos temas vinculados ao setor agropecuário. A pesquisadora mostrou como  uso das terras por atividades agrícolas influenciaram o crescimento da cidade. (Liliane Castelões/Embrapa Territorial)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *