Notícias

Da Jornada ao mundo: bolsista conquista 3º lugar em workshop internacional

Edson Dias de Oliveira Neto, bolsista da Embrapa Meio-Norte e, também, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na área de Fertilidade e Nutrição de Plantas conquistou o terceiro lugar no II Workshop Internacional de Biodiversidade do Solo.

O título do trabalho gratificado é: “Atributos biológicos do solo em função de diferentes fontes e formas de aplicação de potássio em milho consorciado com braquiária no Cerrado maranhense, Brasil”; e seus autores são: Edson Dias de Oliveira Neto, Hosana Aguiar Freitas de Andrade, Edvaldo Sagrilo, José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior e Henrique Antunes de Souza.

O trabalho premiado é parte da tese de Edson Neto, na área de uso de agrominerais como alternativa a fonte comercial de potássio no cultivo de Integração-Lavoura-Pecuária no leste maranhense, uma pesquisa desenvolvida nos campos da Fazenda Barbosa, localizada no município de Brejo (MA).

Essa pesquisa vem colecionando prêmios nos últimos seis meses, desde a IX Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, realizada em novembro de 2023 e que o garantiu a primeira colocação, e este workshop internacional, que o premiou com o terceiro lugar na apresentação de trabalhos científicos.

De acordo com o doutorando, a pesquisa desenvolvida trata sobre o consórcio de milho com capim, avaliando diferentes fontes e formas de aplicação de agrominerais, mostrando como essas fontes e formas de aplicação alteram a biologia do solo. “Foi o mesmo trabalho, mas na Jornada eu tratei da produtividade do milho e no Workshop internacional, eu foquei no solo”, comentou Oliveira Neto.

Dentro da Embrapa, Edson Neto trabalha no Grupo de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. O mestre em Produção Vegetal agradeceu ao grupo de pesquisa com quem trabalha, em especial a Henrique Antunes, seu orientador, e a José Moreira Fernandes, seu amigo e parceiro de laboratório.

Ademais, o pesquisador Henrique Antunes comentou que a premiação de Edson Neto alegra a Embrapa Meio-Norte e seus componentes. “As ações de pesquisa do mesmo partem de um projeto que temos aqui na Unidade, ligado à Rede Fértil Brasil. Este projeto traz robustez e é desenvolvida no Piauí e no Maranhão. Além disso, o Edson é uma pessoa extremamente disciplinada e competente no desenvolvimento deste projeto”, comentou o orientador.

O II Workshop Internacional de Biodiversidade do Solo (International Workshop on Soil Biodiversity) foi realizado de 15 a 18 de abril pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), sob a coordenação de Ademir Sérgio Araújo, professor o Grupo de Pesquisa em Ecologia Microbiana do Solo da UFPI e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *