Notícias

Estudantes de Ecologia da UFS conhecem pesquisas em campo da Embrapa

Na terça (26), 20 alunos do curso de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram o Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga D’Ajuda, para conhecer experimentos com integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Acompanhados pelo professor Alexandre de Siqueira, os estudantes foram recebidos pelos pesquisadores José Henrique Rangel, Humberto Fontes e Fábio Torresan, além do supervisor do campo Erivaldo Moraes e o técnico agrícola Cleverson Matos.

Os agentes de campo fizeram uma breve apresentação do campo experimental e deram alguns detalhes dos trabalhos desenvolvidos e algumas tecnologias sustentáveis existentes na fazenda.

Fábio Torresan acompanhou os visitantes na área de reserva e trilha, fazendo observações sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju e preservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros. 

Já na área experimental de ILPF, o pesquisador Rangel apresentou os ensaios que estavam sendo desenvolvidos no campo e abordou o Sistema de Integração de Coco – Pastagem (capins Aruana e Braquiária) – Gliricídia. 

Também foram comentados os resultados do projeto Gliricoco para o sistema de produção dos coqueiros. 

Segundo Rangel, um dos pontos mais importantes e de interesse dos alunos foi o processo de ciclagem do carbono, como também o aumento da fixação de CO2 no solo e na vegetação dos sistemas agropecuários.

Na oportunidade, o pesquisador Rangel informou que surgiu a possibilidade de uma parceria com a UFS para uma participação no projeto e colaboração nos estudos sobre a questão do carbono.

Já na apresentação do pesquisador Humberto, foi dado o foco nos trabalhos Gliricoco, que envolvem o consórcio do coqueiro com gliricídia utilizada como adubo verde e fonte de nitrogênio, como também o trabalho inicial com ILPF – Coqueiro – Gramíneas – Leguminosas.

No final, os alunos visitaram também área de preservação da vegetação nativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *