Notícias

Embrapa e entidades planejam ações do Plano ABC+ em AL e SE

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) é uma das organizações que integram os Grupos Gestores Estaduais (GGE) em Alagoas e Sergipe do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e em fase de execução de 2020 a 2030. Pesquisadores e analistas da Unidade da Embrapa vêm atuando nas reuniões de discussão e elaboração do Plano de Ação Estadual (PAE) para cada estado, coordenadas pelas Superintendências Estaduais do Mapa. Em Sergipe, integram o GGE o analista de Transferência de Tecnologia Samuel Souza e o pesquisador Emiliano Costa, e em Alagoas atuam como representantes os pesquisadores Paulo de Albuquerque e Walane de Mello Ivo, que atuam na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo. Além da Embrapa, participam dos Grupos Gestores Estaduais entidades como Institutos Federais, Secretarias de Estado da Agricultura e Meio Ambiente, bancos públicos, universidades e órgãos estaduais de desenvolvimento. Em Alagoas, a reunião mais recente aconteceu na segunda (27/2), com discussões para revisão e redefinição das metas do PAE. Em Sergipe, o último encontro ocorreu na terça (28), na Embrapa Tabuleiros Costeiros. O PAE para Sergipe deverá ser finalizado até 31 de marco, e está sendo planejado para o final de abril um evento técnico do Plano ABC+, com ato de assinatura dos termos com autoridades estaduais e federais, além de oficinas temáticas de apresentação das metas e ações. “A ideia é institucionalizar o PAE junto aos atores estaduais para que ele seja um condutor de políticas no âmbito do Plano ABC+ em Sergipe”, afirmou o analista e chefe da Divisão de Desenvolvimento Regional da Superintendência Federal de Agricultura no estado, David de Andrade, que coordena o GGE. Ele reforçou que a integração dos órgãos e soma de esforços para a construção e execução conjunta do plano são fundamentais para a sua efetividade. Plano ABC+ Em seu segundo ciclo de implementação (o primeiro foi de 2010 a 2020), o Plano ABC+ busca promover a redução das emissões de gases do efeito estufa na agricultura, conforme preconizado na Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC), melhorando a eficiência no uso de recursos naturais, aumentando a resiliência de sistemas produtivos e de comunidades rurais e possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas. Sob coordenação do Mapa, o seu desdobramento e execução nos estados de execução demanda um documento balizador (PAE) que fomente políticas públicas que atendam às demandas de uma agricultura de baixa emissão de carbono.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) é uma das organizações que integram os Grupos Gestores Estaduais (GGE) em Alagoas e Sergipe do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e em fase de execução de 2020 a 2030.

Pesquisadores e analistas da Unidade da Embrapa vêm atuando nas reuniões de discussão e elaboração do Plano de Ação Estadual (PAE) para cada estado, coordenadas pelas Superintendências Estaduais do Mapa. 

Em Sergipe, integram o GGE o analista de Transferência de Tecnologia Samuel Souza e o pesquisador Emiliano Costa, e em Alagoas atuam como representantes os pesquisadores Paulo de Albuquerque e Walane de Mello Ivo, que atuam na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo.

Além da Embrapa, participam dos Grupos Gestores Estaduais entidades como Institutos Federais, Secretarias de Estado da Agricultura e Meio Ambiente, bancos públicos, universidades e órgãos estaduais de desenvolvimento. 

Em Alagoas, a reunião mais recente aconteceu na segunda (27/2), com discussões para revisão e redefinição das metas do PAE. Em Sergipe, o último encontro ocorreu na terça (28), na Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O PAE para Sergipe deverá ser finalizado até 31 de marco, e está sendo planejado para o final de abril um evento técnico do Plano ABC+, com ato de assinatura dos termos com autoridades estaduais e federais, além de oficinas temáticas de apresentação das metas e ações.

“A ideia é institucionalizar o PAE junto aos atores estaduais para que ele seja um condutor de políticas no âmbito do Plano ABC+ em Sergipe”, afirmou o analista e chefe da Divisão de Desenvolvimento Regional da Superintendência Federal de Agricultura no estado, David de Andrade, que coordena o GGE. Ele reforçou que a integração dos órgãos e soma de esforços para a construção e execução conjunta do plano são fundamentais para a sua efetividade.

Plano ABC+
Em seu segundo ciclo de implementação (o primeiro foi de 2010 a 2020), o Plano ABC+ busca promover a redução das emissões de gases do efeito estufa na agricultura, conforme preconizado na Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC), melhorando a eficiência no uso de recursos naturais, aumentando a resiliência de sistemas produtivos e de comunidades rurais e possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas.

Sob coordenação do Mapa, o seu desdobramento e execução nos estados de execução demanda um documento balizador (PAE) que fomente políticas públicas que atendam às demandas de uma agricultura de baixa emissão de carbono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *