Notícias

Sistema AgrotagPará é atualizado para usuários

Em fevereiro de 2023 foi realizada capacitação para atualizar a equipe de analistas, incluindo novos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas do Pará, nas funcionalidades do sistema Agrotag, além de realizar um balanço da utilização da tecnologia da Embrapa nesse período. O sistema AgroTag é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC) e tem como objetivo sistematizar dados de campo de uso e cobertura das terras e dos sistemas produtivos agropecuários e florestais para estruturar uma rede de monitoramento das áreas rurais do Brasil. “Foi uma oportunidade de orientar as equipes de campo e escritório para a utilização adequada do sistema, e de discutir avanços nas ferramentas de análise de dados na escala de propriedade rural”, explica a pesquisadora Luciana Spinelli, da Embrapa Meio Ambiente. Na ocasião, também foi realizada reunião com o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima Raul Protazio para discutir como vem sendo a utilização do Agrotag Pará pelas equipes de campo e parceiros do governo do estado. O secretário destacou os bons resultados alcançados, sobretudo considerando a capacidade do Agrotag Pará de monitorar propriedades rurais e unificar dados de campo de maneira rastreável. As ações de customização do Agrotag para as demandas do estado e atividades de capacitação do módulo Agrotag Pará, coordenadas pelos pesquisadores Luciana Spinelli e Luiz Eduardo Vicente, foram iniciadas em 2021, com a entrega do sistema funcional já no final daquele ano. O sistema Agrotag foi adotado como ferramenta principal para coleta, sistematização e análise de dados das propriedades rurais integrantes do programa Territórios Sustentáveis, política pública que visa fomentar as boas práticas produtivas, garantindo mais renda ao produtor, o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente, além de promover o ordenamento territorial e reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do estado. De acordo com o pesquisador Luiz Vicente “a adoção efetiva do Agrotag pelo governo do Pará é a principal grande iniciativa consolidada da aplicação da ferramenta para políticas públicas, considerando tanto sua dimensão territorial (atualmente o TS Pará tem perspectiva de impactar 4000 propriedades rurais), quanto a proposta de produtividade agrícola sustentável”. Essa foi mais uma ação da colaboração da Embrapa Meio Ambiente com o Governo do Estado do Pará como parte do convênio entre Embrapa e Semae e está no escopo do Projeto Soluções tecnológicas e geração de indicadores voltados para redução do desmatamento e desenvolvimento sustentável no apoio a Política Territórios Sustentáveis do Estado do Pará: Polo PA-279.

Em fevereiro de 2023 foi realizada capacitação para atualizar a equipe de analistas, incluindo novos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas do Pará, nas funcionalidades do sistema Agrotag, além de realizar um balanço da utilização da tecnologia da Embrapa nesse período.

sistema AgroTag  é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC) e tem como objetivo sistematizar dados de campo de uso e cobertura das terras e dos sistemas produtivos agropecuários e florestais para estruturar uma rede de monitoramento das áreas rurais do Brasil. 

“Foi uma oportunidade de orientar as equipes de campo e escritório para a utilização adequada do sistema, e de discutir avanços nas ferramentas de análise de dados na escala de propriedade rural”, explica a pesquisadora Luciana Spinelli, da Embrapa Meio Ambiente.

Na ocasião, também foi realizada reunião com o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima Raul Protazio para discutir como vem sendo a utilização do Agrotag Pará pelas equipes de campo e parceiros do governo do estado. O secretário destacou os bons resultados alcançados, sobretudo considerando a capacidade do Agrotag Pará de monitorar propriedades rurais e unificar dados de campo de maneira rastreável.

As ações de customização do Agrotag para as demandas do estado e atividades de capacitação do módulo Agrotag Pará, coordenadas pelos pesquisadores Luciana Spinelli e Luiz Eduardo Vicente, foram iniciadas em 2021, com a entrega do sistema funcional já no final daquele ano. O sistema Agrotag foi adotado como ferramenta principal para coleta, sistematização e análise de dados das propriedades rurais integrantes do programa Territórios Sustentáveis, política pública que visa fomentar as boas práticas produtivas, garantindo mais renda ao produtor, o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente, além de promover o ordenamento territorial e reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do estado.

De acordo com o pesquisador Luiz Vicente “a adoção efetiva do Agrotag pelo governo do Pará é a principal grande iniciativa consolidada da aplicação da ferramenta para políticas públicas, considerando tanto sua dimensão territorial (atualmente o TS Pará tem perspectiva de impactar 4000 propriedades rurais), quanto a proposta de produtividade agrícola sustentável”.

Essa foi mais uma ação da colaboração da Embrapa Meio Ambiente com o Governo do Estado do Pará como parte do convênio entre Embrapa e Semae e está no escopo do Projeto Soluções tecnológicas e geração de indicadores voltados para redução do desmatamento e desenvolvimento sustentável no apoio a Política Territórios Sustentáveis do Estado do Pará: Polo PA-279. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *