Notícias

Bolsistas da Embrapa apresentam trabalhos em Seminário de Iniciação

Vinte e dois bolsistas de pesquisa apresentaram trabalhos na 11ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), realizado em 10 e 11 de outubro. O seminário tem como objetivo principal tornar públicos os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos bolsistas orientados por pesquisadores da Unidade da Embrapa no ciclo 2021-2022. A edição deste ano foi a primeira com apresentações presenciais, após dois anos de pandemia. Os bolsistas apresentaram seus trabalhos nos auditórios da sede da Unidade, em Aracaju, e da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, em Alagoas, com conexão on-line entre os dois espaços. O professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Leandro Bacci fez a palestra de abertura do evento, com o título provocativo ‘Ciência e você… algo a ver? – Estudo de Caso sobre inovação no manejo de pragas’. Participaram como avaliadores ad hoc convidados, para julgar e definir a pontuação e ordem de classificaçãodos trabalhos apresentados, os professores da UFS Roberta Miranda Fernandes e Carlos Alexandre Garcia. O trabalho classificado em primeiro lugar foi ‘Atividade in vitro de nanopartículas de zinco contra agentes patogênicos de peixes’, da bolsista Amanda Silva Carvalho, sob orientação do pesquisador Rodrigo Fujimoto. Em segundo lugar ficou ‘Avaliação da interação entre meios diluidores a base de lecitina de soja e curvas de congelação sobre a cinética espermática no sêmen criopreservado de carneiros’, do aluno Paulo Henrique Conceição Costa, orientado pelo pesquisador Hymerson Azevedo. Na terceira colocação ficou o trabalho ‘Desempenho zootécnico de tilápias suplementadas com própolis’, da bolsista Tainá Santos Dias, também com orientação de Rodrigo Fujimoto. “Esses resultados são frutos da interação dinâmica entre pesquisadores, analistas, assistentes e bolsistas, que resultam no aprimoramento recíproco e constante da formação técnico-científica dos profissionais envolvidos”, destaca o pesquisador Ubiratan Piovezan, coordenador do evento. Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o pesquisador Marcus Cruz, a realização do seminário,que compreende o registro dos resumos das pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas, é motivo de grande satisfação. “O evento ilustra bem a relevância dos programas de iniciação científica na formação de profissionais para atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento agropecuários”, ressaltou.

Vinte e dois bolsistas de pesquisa apresentaram trabalhos na 11ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), realizado em 10 e 11 de outubro.

O seminário tem como objetivo principal tornar públicos os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos bolsistas orientados por pesquisadores da Unidade da Embrapa no ciclo 2021-2022. 

A edição deste ano foi a primeira com apresentações presenciais, após dois anos de pandemia. Os bolsistas apresentaram seus trabalhos nos auditórios da sede da Unidade, em Aracaju, e da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, em Alagoas, com conexão on-line entre os dois espaços.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Leandro Bacci fez a palestra de abertura do evento, com o título provocativo ‘Ciência e você… algo a ver? – Estudo de Caso sobre inovação no manejo de pragas’

Participaram como avaliadores ad hoc convidados, para julgar e definir a pontuação e ordem de classificaçãodos trabalhos apresentados, os professores da UFS Roberta Miranda Fernandes e Carlos Alexandre Garcia.

O trabalho classificado em primeiro lugar foi ‘Atividade in vitro de nanopartículas de zinco contra agentes patogênicos de peixes’, da bolsista Amanda Silva Carvalho, sob orientação do pesquisador Rodrigo Fujimoto.

Em segundo lugar ficou ‘Avaliação da interação entre meios diluidores a base de lecitina de soja e curvas de congelação sobre a cinética espermática no sêmen criopreservado de carneiros’, do aluno Paulo Henrique Conceição Costa, orientado pelo pesquisador Hymerson Azevedo.

Na terceira colocação ficou o trabalho ‘Desempenho zootécnico de tilápias suplementadas com própolis’, da bolsista Tainá Santos Dias, também com orientação de Rodrigo Fujimoto.

“Esses resultados são frutos da interação dinâmica entre pesquisadores, analistas, assistentes e bolsistas, que resultam no aprimoramento recíproco e constante da formação técnico-científica dos profissionais envolvidos”, destaca o pesquisador Ubiratan Piovezan, coordenador do evento. 

Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o pesquisador Marcus Cruz, a realização do seminário,que compreende o registro dos resumos das pesquisas desenvolvidas por estudantes bolsistas, é motivo de grande satisfação. “O evento ilustra bem a relevância dos programas de iniciação científica na formação de profissionais para atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento agropecuários”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *