Notícias

Via Satélite – Notas da edição 09/2022

Soluções tecnológicas são apresentadas em feira voltada ao setor aquícola

A Embrapa Territorial (Campinas, SP) participou, de 30 de agosto a 2 de setembro, da IV Internacional Fish Congress & Fish Expo Brasil, em Foz do Iguaçu, PR. Juntamente com a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), foram apresentadas duas soluções baseadas em geotecnologias para a compreensão do setor aquícola no Brasil e a conjuntura em que ele está inserido. A primeira é o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura (SITE Aquicultura), tecnologia já lançada e disponível no Portal Embrapa. A segunda é o mapeamento de viveiros escavados e tanques-rede por imagens de satélite. (Vivian Chies)

Palestra mostra panorama da agropecuária para Polícia Ambiental

Em palestra no 5º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em 20 de setembro, o pesquisador Evaristo de Miranda apresentou um panorama dos sistemas alimentares globais, afetados pela pandemia da Covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia, entre outros fatores. Falou também sobre o papel do Brasil no abastecimento mundial e como o País passou de importador a exportador de produtos agropecuários.

A sustentabilidade da agricultura brasileira foi tema central da palestra. Miranda falou sobre as tecnologias que conferem característica sustentável à produção rural do País, com o plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio, a integração lavoura-pecuária-floresta e, mais recentemente, a carne carbono zero. Apresentou, ainda, os estudos da Embrapa Territorial que apontam a destinação de 282,8 de hectares à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais brasileiros, o equivalente a 33,2% do território nacional. (Vivian Chies)

Chefe-geral profere palestra em evento do Google Cloud

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, foi convidado pelo Google Cloud para proferir palestra sobre monitoramento e conhecimento produtivo do território brasileiro, dia 15 de setembro, em São Paulo, SP. Esse foi o primeiro evento com foco no agronegócio organizado pela empresa para os seus clientes. 
Spadotti apresentou como as terras brasileiras estão legalmente atribuídas e assim como o seu uso e a sua ocupação. Os gráficos, mapas e números expostos na palestra são fruto do trabalho de geoprocessamento da equipe da Embrapa Territorial sobre bases de dados de diversos órgãos. (Alan Rodrigues)

Estudos sobre agroenergia são apresentados em fórum

Uma prévia dos estudos sobre a agroenergia brasileira que vão compor a próxima versão do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog) foi apresentada pelo pesquisador José Dilcio Rocha, da Embrapa Territorial, no VI Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal, em Belo Horizonte, MG, no dia 20 de setembro. Rocha mostrou como o sensoriamento remoto pode ser usado para identificar novas fronteiras para o carvão vegetal no Brasil. “É um mercado que tem crescido e está muito ligado ao mercado de carbono porque é mitigador de emissões quando substitui, por exemplo, o carvão mineral”, explicou o pesquisador.  (Vivian Chies)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *