Notícias

Embrapa promove painel sobre inoculação em pastagens

A Embrapa Soja promove no dia 17 de setembro, das 10h às 11h15, o Painel sobre Inoculação em Pastagens: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Agropecuária. Inscreva-se aqui. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 180 milhões de hectares ocupados por pastagens, a grande maioria com braquiárias. Desse total, cerca de 70% encontra-se em algum estágio de degradação. O uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas pode aumentar a eficiência de recuperação dessas áreas pelo aumento da eficiência de uso de fertilizante nitrogenado. A Embrapa Soja possui uma coleção de aproximadamente 5 mil microrganismos, sendo mais de 90% deles bactérias. Durante o painel, o papel dos microrganismos na nutrição mineral das plantas será abordado pelo pesquisador Marco Antonio Nogueira. Após a seleção das melhores estirpes, é necessário criar um produto que chegue ao agricultor. Na indústria, são testadas formulações que garantem qualidade ao produto. Para falar sobre o desenvolvimento e produção de bioinsumos de qualidade, o painel contará com a participação do Diretor de Operações da Total Biotecnologia/Biotrop, Eduardo Pesarini. Além disso, o painel contará com a palestra sobre Inoculação de pastagens: Revolução em ganhos nutricionais, econômicos e ambientais será o tema da pesquisadora Mariangela Hungria. A Embrapa e a Biotrop desenvolveram um inoculante capaz de promover o crescimento das braquiárias, a partir da seleção de estirpes da bactéria Azospirillum brasilense. Seu principal mecanismo é a produção de fitormônios, que aumentam as raízes, por isso permitem maior absorção de nutrientes e de água. Considerando as parcelas que receberam fertilizante nitrogenado, a inoculação com o AzoTotal resultou em um incremento de 15% na produção de biomassa da braquiária e de 25% na produção total de proteínas. Programação – O papel dos microrganismos na nutrição mineral das plantas. Marco Antonio Nogueira – Pesquisador da Embrapa Soja – Desenvolvimento e produção de bioinsumos de qualidade. Eduardo Pesarini – Diretor de Operações da Total Biotecnologia/Biotrop – Inoculação de pastagens: Revolução em ganhos nutricionais, econômicos e ambientais Mariangela Hungria – Pesquisadora da Embrapa Soja Serviço Evento: Painel sobre Inoculação em Pastagens: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Agropecuária. Data: 17 de setembro Horário: 10 h às 11h15 Faça sua inscrição para receber o link da transmissão: https://www.sympla.com.br/painel—inoculacao-em-pastagem-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-na-agropecuaria__978444

A Embrapa Soja promove no dia 17 de setembro, das 10h às 11h15, o Painel sobre Inoculação em Pastagens: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Agropecuária.  Inscreva-se aqui. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 180 milhões de hectares ocupados por pastagens, a grande maioria com braquiárias. Desse total, cerca de 70% encontra-se em algum estágio de degradação. O uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas pode aumentar a eficiência de recuperação dessas áreas pelo aumento da eficiência de uso de fertilizante nitrogenado. 

A Embrapa Soja possui uma coleção de aproximadamente 5 mil microrganismos, sendo mais de 90% deles bactérias. Durante o painel, o papel dos microrganismos na nutrição mineral das plantas será abordado pelo pesquisador Marco Antonio Nogueira.  Após a seleção das melhores estirpes, é necessário criar um produto que chegue ao agricultor. Na indústria, são testadas formulações que garantem qualidade ao produto. Para falar sobre o desenvolvimento e produção de bioinsumos de qualidade, o painel contará com a participação do Diretor de Operações da Total Biotecnologia/Biotrop, Eduardo Pesarini. 

Além disso, o painel contará com a palestra sobre Inoculação de pastagens: Revolução em ganhos nutricionais, econômicos e ambientais será o tema da pesquisadora Mariangela Hungria.  A Embrapa e a Biotrop desenvolveram um inoculante capaz de promover o crescimento das braquiárias, a partir da seleção de estirpes da bactéria  Azospirillum brasilense. Seu principal mecanismo é a produção de fitormônios, que aumentam as raízes, por isso permitem maior absorção de nutrientes e de água. Considerando as parcelas que receberam fertilizante nitrogenado, a inoculação com o AzoTotal resultou em um incremento de 15% na produção de biomassa da braquiária e de 25% na produção total de proteínas.

Programação
– O papel dos microrganismos na nutrição mineral das plantas.
Marco Antonio Nogueira – Pesquisador da Embrapa Soja

– Desenvolvimento e produção de bioinsumos de qualidade.
Eduardo Pesarini – Diretor de Operações da Total Biotecnologia/Biotrop

– Inoculação de pastagens: Revolução em ganhos nutricionais, econômicos e ambientais
Mariangela Hungria – Pesquisadora da Embrapa Soja

Serviço
Evento: Painel sobre Inoculação em Pastagens: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Agropecuária.
Data: 17 de setembro
Horário: 10 h às 11h15
Faça sua inscrição para receber o link da transmissão: https://www.sympla.com.br/painel—inoculacao-em-pastagem-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-na-agropecuaria__978444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *