Notícias

Embrapa e Cepea elaboram questionário para avaliar impactos da pandemia sobre o mercado de raiz de mandioca

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) disponibilizam até 26 de junho uma pesquisa on-line para avaliar e analisar a situação atual do mercado brasileiro da raiz, da fécula, da farinha e da mandioca de mesa e quais as perspectivas determinadas pela pandemia. Esta é a segunda etapa do trabalho conjunto das duas instituições em relação à pandemia. A primeira foi a produção do relatório “Especial Coronavírus e o Agronegócio – Efeitos da covid-19 na cadeia produtiva da mandioca”, publicado em abril passado. Embrapa Mandioca Fruticultura e Cepea são parceiros há 18 anos. “Todas as cadeias produtivas estão sendo impactadas pelo novo coronavírus. Entender e avaliar esses impactos pode ser uma importante arma para mitigar os efeitos dessa pandemia e desenhar cenários para aproveitar as oportunidades que possam aparecer”, explica o pesquisador Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Podem participar do questionário on-line produtores, empresários, extensionistas, pesquisadores, professores, consumidores dos derivados e demais agentes que atuam na cadeia produtiva da mandioca. “Busca-se, na prática, agregar e consolidar informações que posteriormente servirão para o próprio setor tomar novas decisões, além de permitir avaliações sobre possíveis políticas públicas ao setor”, afirma Lucilio Rogerio Aparecido Alves, pesquisador do Cepea para raízes e professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP. O questionário pode ser acessado aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas via e-mails mancepea@usp.br e cnpmf.pesquisacovid19@embrapa.br.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) disponibilizam até 26 de junho uma pesquisa on-line para avaliar e analisar a situação atual do mercado brasileiro da raiz, da fécula, da farinha e da mandioca de mesa e quais as perspectivas determinadas pela pandemia.  
Esta é a segunda etapa do trabalho conjunto das duas instituições em relação à pandemia. A primeira foi a produção do relatório “Especial Coronavírus e o Agronegócio – Efeitos da covid-19 na cadeia produtiva da mandioca”, publicado em abril passado. Embrapa Mandioca Fruticultura e Cepea são parceiros há 18 anos.
“Todas as cadeias produtivas estão sendo impactadas pelo novo coronavírus. Entender e avaliar esses impactos pode ser uma importante arma para mitigar os efeitos dessa pandemia e desenhar cenários para aproveitar as oportunidades que possam aparecer”, explica o pesquisador Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Podem participar do questionário on-line produtores, empresários, extensionistas, pesquisadores, professores, consumidores dos derivados e demais agentes que atuam na cadeia produtiva da mandioca. “Busca-se, na prática, agregar e consolidar informações que posteriormente servirão para o próprio setor tomar novas decisões, além de permitir avaliações sobre possíveis políticas públicas ao setor”, afirma Lucilio Rogerio Aparecido Alves, pesquisador do Cepea para raízes e professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP.
O questionário pode ser acessado aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas via e-mails mancepea@usp.br e cnpmf.pesquisacovid19@embrapa.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *