Notícias

Embrapa contribui com nova formulação de álcool em gel

Com o aumento da demanda por álcool em gel 70%, o carbopol – polímero que confere viscosidade ao líquido – esgotou-se no mercado de insumos. Para superar esta dificuldade e conseguir fabricar o produto para doá-lo a instituições que atuam no enfrentamento da pandemia, a Agropaulo Agroindustrial desenvolveu uma nova formulação a partir de um insumo alternativo. Trata-se do hidroxipropil metilcelulose (HPMC), que produz resultados semelhantes ao carbopol. “Nosso plano é utilizar o HPMC até que se normalize a oferta de carbopol, quando passaremos a utilizá-lo de forma preferencial”, explica Luísa Éllery, gerente de PD&I do Grupo Telles, do qual faz parte a Agropaulo. Os primeiros lotes de álcool em gel com a nova formulação serão destinados à área de transplantados do Hospital Universitário Walter Cantídio, ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC). Para chegar à formulação ideal, o laboratório de Tecnologia da Biomassa da Embrapa Agroindústria Tropical realizou análises reológicas, verificando a melhor concentração de polímero para atingir os padrões especificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Segundo Luísa Ellery, em virtude do isolamento social, estava difícil encontrar uma empresa que efetuasse as análises de controle de qualidade. “O apoio da Embrapa foi fundamental para viabilizar o desenvolvimento do produto dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores”, atestou. O Laboratório de Tecnologia da Biomassa, que realizou as análises, atua exclusivamente com pesquisa, mas neste caso mobilizou os profissionais para realizar o serviço e atender o parceiro. “Como sabíamos da falta de carbopol no mercado e da dificuldade por que passam as instituições de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia, fizemos questão de colaborar tempestivamente com a iniciativa”, diz o chefe-adjunto de P&D da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra. Ele esclarece que o Laboratório de Tecnologia da Biomassa desenvolve materiais, produtos e processos a partir do aproveitamento sustentável e integral dos resíduos agrícolas e agroindustriais da biomassa brasileira. Luísa Ellery explica que a Agropaulo formou uma força-tarefa empenhada em disponibilizar, o mais rápido possível, álcool líquido 70% e álcool em gel 70% com objetivo inicial de ofertar doações a entidades carentes e posteriormente atender o mercado. “Como somos produtores de álcool hidratado, de garrafas PET e de embalagens de papelão, tínhamos quase tudo para produção desse item de forma imediata”, salienta. Até o momento, a empresa doou mais de 7,2 mil litros de álcool líquido para instituições de idosos, moradores de rua e filantrópicas em geral. A Agropaulo é o braço agropecuário do Grupo Telles, companhia sediada em Fortaleza, que engloba também outras seis empresas nos ramos de produção e distribuição de combustíveis, água mineral, embalagens e turismo.

Com o aumento da demanda por álcool em gel 70%, o carbopol – polímero que confere viscosidade ao líquido – esgotou-se no mercado de insumos. Para superar esta dificuldade e conseguir fabricar o produto para doá-lo a instituições que atuam no enfrentamento da pandemia, a Agropaulo Agroindustrial desenvolveu uma nova formulação a partir de um insumo alternativo. Trata-se do hidroxipropil metilcelulose (HPMC), que produz resultados semelhantes ao carbopol. 
“Nosso plano é utilizar o HPMC até que se normalize a oferta de carbopol, quando passaremos a utilizá-lo de forma preferencial”, explica Luísa Éllery, gerente de PD&I do Grupo Telles, do qual faz parte a Agropaulo. Os primeiros lotes de álcool em gel com a nova formulação serão destinados à área de transplantados do Hospital Universitário Walter Cantídio, ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para chegar à formulação ideal, o laboratório de Tecnologia da Biomassa da Embrapa Agroindústria Tropical realizou análises reológicas, verificando a melhor concentração de polímero para atingir os padrões especificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.  Segundo Luísa Ellery, em virtude do isolamento social, estava difícil encontrar uma empresa que efetuasse as análises de controle de qualidade. “O apoio da Embrapa foi fundamental para viabilizar o desenvolvimento do produto dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores”, atestou.
 O Laboratório de Tecnologia da Biomassa, que realizou as análises, atua exclusivamente com pesquisa, mas neste caso mobilizou os profissionais para realizar o serviço e atender o parceiro. “Como sabíamos da falta de carbopol no mercado e da dificuldade por que passam as instituições de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia, fizemos questão de colaborar tempestivamente com a iniciativa”, diz o chefe-adjunto de P&D da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra. Ele esclarece que o Laboratório de Tecnologia da Biomassa desenvolve materiais, produtos e processos a partir do aproveitamento sustentável e integral dos resíduos agrícolas e agroindustriais da biomassa brasileira.
Luísa Ellery explica que a Agropaulo formou uma força-tarefa empenhada em disponibilizar, o mais rápido possível, álcool líquido 70% e álcool em gel 70% com objetivo inicial de ofertar doações a entidades carentes e posteriormente atender o mercado. “Como somos produtores de álcool hidratado, de garrafas PET e de embalagens de papelão, tínhamos quase tudo para produção desse item de forma imediata”, salienta. Até o momento, a empresa doou mais de 7,2 mil litros de álcool líquido para instituições de idosos, moradores de rua e filantrópicas em geral. 
A Agropaulo é o braço agropecuário do Grupo Telles, companhia sediada em Fortaleza,  que engloba também outras seis empresas nos ramos de produção e distribuição de combustíveis, água mineral, embalagens e turismo. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *