Notícias

Embrapa promove feira de ciência e tecnologia com a temática “pesquisadores do futuro” para estudantes do ensino fundamental do DF e Entorno

A segunda edição da feira de ciência e tecnologia “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência” vai acontecer no período de 25 a 29 de novembro na Embrapa Sede. Capitaneada pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), a feira vai oferecer atividades que apresentem o mundo da ciência e tecnologia para crianças e jovens do Distrito Federal e municípios do Entorno. De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Henrique Carvalho, coordenador das operações relacionadas ao evento, a feira deste ano contará com a participação de várias instituições parceiras, incluindo várias Unidades de pesquisa da Embrapa na realização de oficinas lúdicas e interativas que demonstram a importância da pesquisa, a fim de estimular as jovens mentes a um mundo de descobertas. A grande novidade nesta segunda edição da feira, conforme o coordenador, será a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola, no dia 26 de novembro. Com o tema “Hortaliças: alimentação saudável e sustentabilidade”, o concurso – que contou com a parceria do CNPq e da embaixada da União Europeia no Brasil – envolveu a participação de alunos do ensino fundamental, médio e técnico do DF e Entorno por meio de formulação de projetos, com propostas inovadoras referentes à produção sustentável e de estímulo ao consumo de hortaliças. Nessa fase final, as 13 propostas selecionadas na primeira seletiva serão apresentadas presencialmente por seus autores (estudantes do ensino fundamental, médio e técnico) a uma comissão formada por representantes de instituições como a embaixada da União Europeia (UE) no Brasil e de integrantes do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais – dinâmica de cooperação entre a UE e o Brasil em questões que incluem temas ligados à agricultura -, além de pesquisadores. “Os projetos vitoriosos no segmento ensino médio e técnico ganharão bolsas de iniciação científica. Já os projetos escolhidos dentro do segmento ensino fundamental ganharão medalhas, certificados e livros”, informa Carvalho. Serviço Evento: Feira de Ciência e Tecnologia “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência”. Período: 25 a 29 de novembro de 2019 Local: Embrapa-sede. Parque Estação Biológica, PqEB Av. W3 Norte (final) Inscrições e informações – (61) 3385-9110

A segunda edição da feira de ciência e tecnologia “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência” vai acontecer no período de 25 a 29 de novembro na Embrapa Sede. Capitaneada pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), a feira vai oferecer atividades que apresentem o mundo da ciência e tecnologia para crianças e jovens do Distrito Federal e municípios do Entorno. 

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Henrique Carvalho, coordenador das operações relacionadas ao evento, a feira deste ano contará com a participação de várias instituições parceiras, incluindo várias Unidades de pesquisa da Embrapa na realização de oficinas lúdicas e interativas que demonstram a importância da pesquisa, a fim de estimular as jovens mentes a um mundo de descobertas. 

A grande novidade nesta segunda edição da feira, conforme o coordenador, será a seletiva final do Concurso de Inovação Horta & Escola, no dia 26 de novembro. Com o tema “Hortaliças: alimentação saudável e sustentabilidade”, o concurso – que contou com a parceria do CNPq e da embaixada da União Europeia no Brasil –  envolveu a participação de alunos do ensino fundamental, médio e técnico do DF e Entorno por meio de formulação de projetos, com propostas inovadoras referentes à produção sustentável e de estímulo ao consumo de hortaliças.

Nessa fase final, as 13 propostas selecionadas na primeira seletiva serão apresentadas presencialmente por seus autores (estudantes do ensino fundamental, médio e técnico) a uma comissão formada por representantes de instituições como a embaixada da União Europeia (UE) no Brasil e de integrantes do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais – dinâmica de cooperação entre a UE e o Brasil em questões que incluem temas ligados à agricultura -, além de pesquisadores. “Os projetos vitoriosos no segmento ensino médio e técnico ganharão bolsas de iniciação científica. Já os projetos escolhidos dentro do segmento ensino fundamental ganharão medalhas, certificados e livros”, informa Carvalho.

Serviço

Evento: Feira de Ciência e Tecnologia “Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência”.
Período: 25 a 29 de novembro de 2019
Local: Embrapa-sede. Parque Estação Biológica, PqEB Av. W3 Norte (final)
Inscrições e informações – (61) 3385-9110

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *