Notícias

Dia de Campo na TV – Inovação na agroindustrialização

O Dia de Campo na TV desta semana apresenta algumas pesquisas da Embrapa alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligado à agroindustrialização e infraestrutura (ODS 9) – uma das 17 metas estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU) em 2015 para se alcançar a dignidade e desenvolvimento humano nos próximos 15 anos. O material reúne soluções de diferentes Unidades ligadas ao tema.

A Embrapa tem incentivado o aproveitamento inteligente de alimentos e dos coprodutos gerados durante os processos agroindústrias, estimulando, assim, a agregação de valor de produtos em diferentes cadeias produtivas. Também tem se dedicado ao desenvolvimento de estruturas e materiais específicos com finalidades agroindustriais.

Um exemplo é a batata BRSIPR Bel, que é voltada ao processamento na forma de chips e batata palha e tem características adequadas para industrialização. O material é resultado da cooperação entre o Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Outra solução tecnológica neste sentido, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), é o trabalho agregação de valor à carne ovina por meio do aproveitamento integral da carcaça e de outros componentes, principalmente de animais fora de padrões aceitos pelos consumidores. A elaboração de processos e incentivo à produção de derivados cárneos e produtos de conveniência tem como foco o desenvolvimento regional.

A reportagem também aborda o Abatedouro móvel para suínos, idealizado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC). A tecnologia busca ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. A estrutura pode atender vários produtores de uma localidade e ajuda a diminuir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos para os consumidores.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *