A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, participa nesta sexta-feira, dia 6, do Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda. No evento, coordenado pela Embaixada do Brasil na capital angolana, ela vai abordar questões relacionadas ao potencial da ciência em iniciativas de cooperação no continente africano, assim como as estratégias para a retomada das parcerias com a Embrapa em áreas de interesse comum e que contribuam com o desenvolvimento agropecuário dos países estrangeiros.
O objetivo do Fórum é promover o intercâmbio de experiências, o fortalecimento de parcerias e a retomada de busca por oportunidades de negócios entre os dois países, conectando empresários, especialistas e líderes do setor agropecuário. Estarão presentes os ministros da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, e de Angola, Isaac Francisco Maria dos Anjos, a embaixadora do Brasil, Eugênia Barthelmess e o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. A programação integra a agenda da missão oficial brasileira a Angola, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, organizada pelo Ministério da Agricultura.
“Trata-se de uma oportunidade muito importante para que Brasil e Angola identifiquem formas de contribuir em interesses bilaterais, em áreas que ao mesmo tempo atendam as demandas mais urgentes e aquelas que necessitem antever cenários futuros, principalmente relacionados à segurança alimentar e mudanças climáticas”, disse Massruhá.
Do Fórum, faz parte da programação apresentação de painéis sobre desenvolvimento da indústria da carne de franco e suínos no Brasil, oportunidades e financiamento de investimentos no agronegócio em Angola e Brasil.
Além da presidente da Embrapa, compõe a delegação o pesquisador Paulo Galerani, da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Embrapa, que participa da agenda relacionada a acertos de memorando de entendimento entre os ministérios da Agricultura dos dois países, com assinatura de aditivo incluindo oficialmente a Embrapa no instrumento de cooperação. Também serão discutidos a cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Associação Agropecuária de Angola (AAPA) e a Embrapa, sobre a expansão da produção de arroz, com transferência de tecnologia de cultivo; e o Programa de Desenvolvimento de Regiões Irrigadas e Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Vale do Cunene, coordenado pela ABC e com participação técnica da Embrapa.