Notícias

Livro de receitas com palmito pupunha e aulas-show são destaques da Embrapa Florestas na Feira Sabores do Paraná

A Feira Sabores do Paraná retorna ao calendário de eventos do estado, após 10 anos sem uma nova edição. A Embrapa Florestas estará entre os expositores, levando suas tecnologias, além do oferecimento de aulas show de gastronomia, com o pinhão como ingrediente principal. No estande também será disponibilizado o livro “Palmito de Pupunha – Curiosidades & Receitas”, e na abertura do evento, no dia 28/11, será entregue um exemplar autografado pelos autores ao governador Ratinho Massa Junior. Também serão divulgados os trabalhos relacionados aos sistemas de produção de palmito pupunha e agroindústria, em parceria da pesquisa e extensão rural. A Feira Sabores do Paraná acontece entre 28 de novembro e 1º de dezembro, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR, e objetiva divulgar os produtos coloniais do estado, com destaque para a produção regional de 66 empreendedores da agricultura familiar.

Livro sobre a pupunha

O livro Palmito de Pupunha – Curiosidades & Receitas contém 55 receitas e muitas informações sobre este palmito tão apreciado na culinária. A publicação foi elaborada pela Embrapa Florestas e IDR-PR, em parceria com a Polidoro Alimentos, Universidade Positivo, a escola de gastronomia do Colégio Estadual Julia Wanderley e Prefeitura Municipal de Curitiba (Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) e pode ser baixada gratuitamente aqui. O livro integra uma série de atividades e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Florestas e parceiros, que culminaram na disponibilização de tecnologias inovadoras que dão suporte à atividade de produção de palmito de pupunha de forma sustentável.

O livro contém informações desde a origem e consumo do palmito; palmeiras que produzem palmito; diferenças entre o cultivo do palmito pupunha para os de outras palmeiras; cultivo; colheita; comercialização e uso do palmito de pupunha; processamento em conserva e apresenta a composição nutricional e sabor do palmito de pupunha. “Este produto se destaca pelo alto teor de fibras alimentares e baixo valor calórico, contém minerais e vitaminas importantes para a saúde humana. Fizemos este livro com o intuito de agregar conhecimento sobre a espécie, e como forma de agregar renda para o produtor rural, com impacto social, econômico e ambiental em toda a região produtora e sociedade consumidora de palmito” explica Cristiane Helm, uma das autoras.

Aulas-show

Serão também oferecidas durante a Feira aulas-show de gastronomia, ministradas pela pesquisadora da Embrapa Florestas Catie Godoy e a nutricionista Maria de Fátima Negre. Serão apresentadas receitas com pinhão, que integram o livro “O pinhão na culinária”, outra publicação da Embrapa Florestas, lançada em 2014 . No dia 29/11, às 11h, será oferecida uma aula-show com três receitas de pinhão, contidas no livro. No sábado, as aulas acontecerão às 11 e às 17 horas.  “O que iremos apresentar compõe um compilado de 100 receitas que estão neste livro, que concorreu ao prêmio Gourmand Awards, e até hoje os autores são convidados a fazerem aulas-show”, conta Godoy.

Pesquisas e ações com palmito pupunha

A Embrapa Florestas, em parceria com outras instituições, ao longo de mais de 20 anos de pesquisa com o cultivo de palmito de pupunha no litoral paranaense, desenvolveu projetos inovadores de transferência de tecnologias para a produção dessa espécie. Segundo Emiliano Santarosa, da Embrapa Florestas, o sistema de produção de pupunha para palmito apresenta grande importância social e econômica na região do Litoral do Paraná, incluindo diversificação e geração de renda.

“Atualmente são mais de 3.200 hectares de área plantada e mais de mil famílias e agricultores na atividade, além das agroindústrias de processamento do palmito pupunha no Paraná. A Embrapa e o IDR-PR atuam na pesquisa científica e extensão rural visando difundir as boas práticas agrícolas, a sustentabilidade e o manejo dos sistemas de produção de pupunha, com objetivos de obter maior produtividade e também maior qualidade do palmito produzido. Estes resultados são oriundos de mais de 20 anos de projetos de pesquisa e extensão. Estas iniciativas visam divulgar as ações de pesquisa e o setor produtivo do palmito para sociedade, e também valorizar a atividade dos agricultores familiares, profissionais, cooperativas e agroindústrias do setor. Além dos impactos positivos nos aspectos sociais, econômicos e ambientais no Paraná”, afirma Santarosa.

Outra atividade importante que envolve pupunha e que vem sendo desenvolvida pela Embrapa Florestas é o curso anual de Processamento de Palmito visando à capacitação de produtores e empresários nesse segmento, referência no Brasil, que atrai produtores de vários Estados. “Por ser um produto de risco, a Embrapa Florestas junto com IDR, Epagri e Secretaria Estadual da Saúde, vem ofertando anualmente esse treinamento. Além de ser uma exigência da Vigilância Sanitária, esse modelo de capacitação para produtores de palmito em conserva é fundamental para que os envolvidos nessa cadeia produtiva sejam atualizados constantemente, garantindo segurança desde a produção ao consumo”, explica Catie Godoy.

A Feira Sabores do Paraná é promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com execução do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) e apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sistema Faep/Senar-PR e Sebrae/PR.

Serviço:

Embrapa Florestas na Feira Sabores do Paraná

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba

Data: 28, 29, 30/11 e 1/12

Entrada: gratuita e aberta ao público, das 10 às 22 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *