Representantes das Universidades parceiras da Embrapa Café, (UFLA e UFV), apresentaram com grande destaque o Projeto Avança Café na Semana Internacional do Café (SIC), no dia 20 deste mês. A SIC é um evento de relevância no calendário da cafeicultura mundial, reunindo profissionais, pesquisadores, empresas e produtores de diversas partes do mundo para discutir inovações, tendências e os desafios do setor. Realizado nas dependências da Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 20 a 22 de novembro, a SIC reuniu milhares de pessoas interessadas no desenvolvimento da cafeicultura brasileira. O Projeto Avança Café, idealizado pela Embrapa Café e executado pelas Universidades Federais de Lavras (UFLA) e de Viçosa (UFV) rendeu boas discussões no espaço Arena Inovação, dentro do pavilhão da feira. A bolsista Greicy Teixeira, do LavrasTec, da UFLA e o bolsista Marcus Valente, do tecnoPARQ da UFV, abordaram os temas centrais e discorreram sobre as estratégias em execução do programa Avança Café, dando destaque para assoluções tecnológicas para o café, do pé à xícara. Dentro do tempo dedicado pela SIC para a apresentação do Avança Café, também marcou presença o CEO da startup Certificafé, Mauro Junior. A empresa de Mauro foi pré-acelerada pelo Avança Café em 2019 e hoje é considerada um dos casos de sucesso no empreendedorismo na área da cafeicultura nacional. A sexta Edição do Projeto Avança Café está em pleno andamento e o Demoday deste ano deve acontecer no dia 16 de dezembro. Ao todo, até agora, foram pré-aceleradas 65 startups, capacitados 221 empreendedores em 679 horas de treinamento pelos técnicos do Avança Café, professores e mentores. No total 12.498 pessoas foram impactadas pelo Projeto, sem contar os números deste ano. O projeto é resultado da colaboração entre as principais instituições no campo da cafeicultura nacional. O Consórcio Pesquisa Café mobiliza recursos para impulsionar pesquisas no PNP&D/Café; o tecnoPARQ da UFV e o LavrasTec da UFLA, ambos parques tecnológicos que proporcionam um ecossistema de inovação robusto, atuando como berços para novos negócios e fomentando parcerias estratégicas na comunidade empresarial e acadêmica; e a Embrapa Café, que coordena e orienta estratégias para o avanço tecnológico e desenvolvimento da cadeia produtiva do café. Juntos, esses parceiros fortalecem o Avança Café como o epicentro do futuro da cafeicultura, desde o produtor até o consumidor final. Os trabalhos de formação de 2024 contou com 12 startups inscritas inicialmente, as quais estão na fase final de pré-aceleração. No encerramento de cada fase nascem jovens empresas para empreender na cadeia produtiva do Café. Para incentivar as startups nascentes a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) premia as três melhores propostas com valor total de 42 mil reais. Texto: Antônio Heberlê
Representantes das Universidades parceiras da Embrapa Café, (UFLA e UFV), apresentaram com grande destaque o Projeto Avança Café na Semana Internacional do Café (SIC), no dia 20 deste mês. A SIC é um evento de relevância no calendário da cafeicultura mundial, reunindo profissionais, pesquisadores, empresas e produtores de diversas partes do mundo para discutir inovações, tendências e os desafios do setor.
Realizado nas dependências da Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 20 a 22 de novembro, a SIC reuniu milhares de pessoas interessadas no desenvolvimento da cafeicultura brasileira. O Projeto Avança Café, idealizado pela Embrapa Café e executado pelas Universidades Federais de Lavras (UFLA) e de Viçosa (UFV) rendeu boas discussões no espaço Arena Inovação, dentro do pavilhão da feira.
A bolsista Greicy Teixeira, do LavrasTec, da UFLA e o bolsista Marcus Valente, do tecnoPARQ da UFV, abordaram os temas centrais e discorreram sobre as estratégias em execução do programa Avança Café, dando destaque para assoluções tecnológicas para o café, do pé à xícara.
Dentro do tempo dedicado pela SIC para a apresentação do Avança Café, também marcou presença o CEO da startup Certificafé, Mauro Junior. A empresa de Mauro foi pré-acelerada pelo Avança Café em 2019 e hoje é considerada um dos casos de sucesso no empreendedorismo na área da cafeicultura nacional.
A sexta Edição do Projeto Avança Café está em pleno andamento e o Demoday deste ano deve acontecer no dia 16 de dezembro. Ao todo, até
agora, foram pré-aceleradas 65 startups, capacitados 221 empreendedores em 679 horas de treinamento pelos técnicos do Avança Café, professores e mentores. No total 12.498 pessoas foram impactadas pelo Projeto, sem contar os números deste ano.
O projeto é resultado da colaboração entre as principais instituições no campo da cafeicultura nacional. O Consórcio Pesquisa Café mobiliza recursos para impulsionar pesquisas no PNP&D/Café; o tecnoPARQ da UFV e o LavrasTec da UFLA, ambos parques tecnológicos que proporcionam um ecossistema de inovação robusto, atuando como berços para novos negócios e fomentando parcerias estratégicas na comunidade empresarial e acadêmica; e a Embrapa Café, que coordena e orienta estratégias para o avanço tecnológico e desenvolvimento da cadeia produtiva do café. Juntos, esses parceiros fortalecem o Avança Café como o epicentro do futuro da cafeicultura, desde o produtor até o consumidor final.
Os trabalhos de formação de 2024 contou com 12 startups inscritas inicialmente, as quais estão na fase final de pré-aceleração. No encerramento de cada fase nascem jovens empresas para empreender na cadeia produtiva do Café. Para incentivar as startups nascentes a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) premia as três melhores propostas com valor total de 42 mil reais.
Texto: Antônio Heberlê