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Bolsistas da Embrapa premiados no 13º Congresso Amapaense de Iniciação Científica

Estudos com tambaqui, araçá-boi, tracajá, óleo de pracaxi, manejo de açaizais de várzea, adubos fosfatados, conquistaram as melhores pontuações. Durante o encerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amapá (SNCT), na última sexta-feira, 18/10, foi anunciado o rankeamento dos trabalhos de Iniciação Científica dos bolsistas CNPq da Embrapa Amapá no 13º Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic). A cerimônia foi prestigiada pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio Almeida de Carvalho; pela chefe adjunta de Pesquisa, Cristiane Ramos de Jesus; e pela comissão da Embrapa presidida pela pesquisadora Eliane Yoshioka e analista Adriana Bariani. Na área de ciências biológicas, conquistou o primeiro lugar o trabalho “Variáveis hematológicas e crescimento de tambaqui (Colossoma macropomum) suplementado com selênio e zinco”, apresentado pela bolsista Amanda Mendes Pacheco, aluna de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), orientada pela pesquisadora Eliane Yoshioka. Ficou em segundo lugar o trabalho “(Infestação por moscas frugívoras: Diptera:Tephritidae e Lonchaeidae) e parasitoides associados em araçá-boi (Eugenia stipitata Mcvaugh) no Estado do Amapá”, da bolsista Jessica Paula Monteiro Oliveira, acadêmica de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Ricardo Adaime. O terceiro lugar em ciências biológicas foi conquistado pelo acadêmico de Engenharia de Pesca da Ueap, Henrique da Costa Pereira, com o trabalho “Perfil de postura e eclosão de ovos de Podocnemis unifilis (tracajá) em cativeiro na Amazônia brasileira”. O bolsista é orientado pela pesquisadora Jamile Araújo. Ciências Agrárias Bolsistas que atuam em pesquisa da Embrapa na área de ciências agrárias também foram premiados. Em primeiro lugar ficou a acadêmica Tatiana Pereira dos Santos, do curso de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Adilson Lopes Lima, com o trabalho “Potencial de Trichoderma asperelloides para incrementar a solubilização de adubos fosfatados”. O segundo lugar foi para o trabalho intitulado “Utilização de classificação supervisionada para detecção de açaizais manejados em floresta de várzea”, apresentado pelo bolsista Josué Henrique Borges Ramos, acadêmico de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Marcelino Guedes. Em ciências agrárias, o terceiro lugar ficou para a acadêmica Kamila da Silva Maciel, acadêmica de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), sob orientação da pesquisadora Valeria Bezerra. Ela apresentou o trabalho “A qualidade do óleo de pracaxi sob diferentes tipos de vedação e tempo de armazenamento”. As apresentações dos acadêmicos foram avaliadas com base nos critérios Qualidade da apresentação e utilização adequada dos recursos didáticos e audiovisuais, Exposição de forma clara e sequenciada, Linguagem oral, linguagem corporal, segurança e controle emocional, originalidade do tema, domínio do conteúdo, metodologia, aplicação dos resultados da pesquisa e conclusões (fundamento, coerência e alcance dos objetivos propostos).

Estudos com tambaqui, araçá-boi, tracajá, óleo de pracaxi, manejo de açaizais de várzea, adubos fosfatados, conquistaram as melhores pontuações. 

Durante o encerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amapá (SNCT), na última sexta-feira, 18/10, foi anunciado o rankeamento dos trabalhos de Iniciação Científica dos bolsistas CNPq da Embrapa Amapá no 13º Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic). A cerimônia foi prestigiada pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio Almeida de Carvalho; pela chefe adjunta de Pesquisa, Cristiane Ramos de Jesus; e pela comissão da Embrapa presidida pela pesquisadora Eliane Yoshioka e analista Adriana Bariani.    

Na área de ciências biológicas, conquistou o primeiro lugar o trabalho “Variáveis hematológicas e crescimento de tambaqui (Colossoma macropomum) suplementado com selênio e zinco”, apresentado pela bolsista Amanda Mendes Pacheco, aluna de  Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), orientada pela pesquisadora Eliane Yoshioka.   

Ficou em segundo lugar o trabalho “(Infestação por moscas frugívoras:  Diptera:Tephritidae e Lonchaeidae) e parasitoides associados em araçá-boi (Eugenia stipitata Mcvaugh) no Estado do Amapá”, da bolsista Jessica Paula Monteiro Oliveira, acadêmica de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Ricardo Adaime.  

O terceiro lugar em ciências biológicas foi conquistado pelo acadêmico de Engenharia de Pesca da Ueap, Henrique da Costa Pereira, com o trabalho “Perfil de postura e eclosão de ovos de Podocnemis unifilis (tracajá) em cativeiro na Amazônia brasileira”. O bolsista é orientado pela pesquisadora Jamile Araújo.   

Ciências Agrárias

Bolsistas que atuam em pesquisa da Embrapa na área de ciências agrárias também foram premiados. Em primeiro lugar ficou a acadêmica Tatiana Pereira dos Santos, do curso de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Adilson Lopes Lima, com o trabalho “Potencial de Trichoderma asperelloides para incrementar a solubilização de adubos fosfatados”.     

O segundo lugar foi para o trabalho intitulado “Utilização de classificação supervisionada para detecção de açaizais manejados em floresta de várzea”, apresentado pelo bolsista Josué Henrique Borges Ramos, acadêmico de Engenharia Florestal da Ueap, sob orientação do pesquisador Marcelino Guedes.    

Em ciências agrárias, o terceiro lugar ficou para a acadêmica Kamila da Silva Maciel, acadêmica de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), sob orientação da pesquisadora Valeria Bezerra. Ela apresentou o trabalho “A qualidade do óleo de pracaxi sob diferentes tipos de vedação e tempo de armazenamento”.  

As apresentações dos acadêmicos foram avaliadas com base nos critérios Qualidade da apresentação e utilização adequada dos recursos didáticos e audiovisuais, Exposição de forma clara e sequenciada, Linguagem oral, linguagem corporal, segurança e controle emocional, originalidade do tema, domínio do conteúdo, metodologia, aplicação dos resultados da pesquisa e conclusões (fundamento, coerência e alcance dos objetivos propostos).

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