A Embrapa Meio-Norte e a Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz realizaram na sexta-feira (11/10), o dia de campo “BRS Aracê: Grande opção para o mercado de feijão-verde”. O evento aconteceu na área da Fazenda da Paz, localizada no povoado Lagoa da Mata, na zona rural leste de Teresina. Na ocasião, foi apresentado a cultivar de feijão-caupi, BRS Aracê, uma cultivar de feijão-verde de ótima aceitação pelo mercado teresinense e que é cultivado no local. No dia de campo, pesquisadores conduziram palestras divididas em estações, que abordaram o melhoramento genético e o manejo da cultivar, que possui um grande diferencial: capacidade de permanecer por mais tempo verde após a debulha. Durante o evento, participaram produtores, técnicos e estudantes da área. Para José Câmara, analista da Embrapa Meio-Norte, o trabalho desenvolvido na Fazenda da Paz tem dupla importância: divulgar a variedade e também o trabalho social. “Primeiro, essa variedade apresenta grão de qualidade muito superior e que na região de Teresina se adequa muito bem para o comércio do feijão-verde. E segundo, inserir os acolhidos da Fazenda da Paz em um trabalho que possa contribuir para sua recuperação”, disse o analista. Os internos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, unidade Nova Esperança, são capacitados em sistemas de produção de feijão-caupi (feijão-de-corda), por uma equipe de pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa Meio-Norte. Para Gilson Moura, engenheiro agrônomo da Fazenda da Paz, a atividade é muito importante para os internos, pois ao sair da comunidade terapêutica, terão conhecimento técnico para produzir feijão-verde. “Aqui eles aprendem desde o preparo do solo, dos tratos culturais, até a colheita e beneficiamento do feijão”, pontuou Gilson. Para Antonina Dourado, produtora rural, o dia de campo é uma oportunidade de adquirir conhecimento. “Espero que continue tendo sempre essas atividades, pra gente aprender cada dia mais a melhorar nossa produção”, comentou Antonina.
A Embrapa Meio-Norte e a Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz realizaram na sexta-feira (11/10), o dia de campo “BRS Aracê: Grande opção para o mercado de feijão-verde”. O evento aconteceu na área da Fazenda da Paz, localizada no povoado Lagoa da Mata, na zona rural leste de Teresina. Na ocasião, foi apresentado a cultivar de feijão-caupi, BRS Aracê, uma cultivar de feijão-verde de ótima aceitação pelo mercado teresinense e que é cultivado no local.
No dia de campo, pesquisadores conduziram palestras divididas em estações, que abordaram o melhoramento genético e o manejo da cultivar, que possui um grande diferencial: capacidade de permanecer por mais tempo verde após a debulha. Durante o evento, participaram produtores, técnicos e estudantes da área.
Para José Câmara, analista da Embrapa Meio-Norte, o trabalho desenvolvido na Fazenda da Paz tem dupla importância: divulgar a variedade e também o trabalho social. “Primeiro, essa variedade apresenta grão de qualidade muito superior e que na região de Teresina se adequa muito bem para o comércio do feijão-verde. E segundo, inserir os acolhidos da Fazenda da Paz em um trabalho que possa contribuir para sua recuperação”, disse o analista.
Os internos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, unidade Nova Esperança, são capacitados em sistemas de produção de feijão-caupi (feijão-de-corda), por uma equipe de pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa Meio-Norte.
Para Gilson Moura, engenheiro agrônomo da Fazenda da Paz, a atividade é muito importante para os internos, pois ao sair da comunidade terapêutica, terão conhecimento técnico para produzir feijão-verde. “Aqui eles aprendem desde o preparo do solo, dos tratos culturais, até a colheita e beneficiamento do feijão”, pontuou Gilson.
Para Antonina Dourado, produtora rural, o dia de campo é uma oportunidade de adquirir conhecimento. “Espero que continue tendo sempre essas atividades, pra gente aprender cada dia mais a melhorar nossa produção”, comentou Antonina.