Para apresentar ao público as informações, funcionalidades e importância do Hub Virtual de Caprinos e Ovinos, a Embrapa realizou nesta sexta-feira (11) uma live com a participação de alguns parceiros e técnicos de assistência técnica e extensão rural (ATER). Durante o evento, representantes da Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar(MDA) e Ematerce falaram sobre o papel da plataforma no alinhamento do conhecimento científico e dos saberes dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar. O diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento, Clenio Pillon, ressaltou que a ATER digital não substitui o técnico no campo, mas fortalece o trabalho junto a agricultores familiares porque” é uma ponte entre as instituições de pesquisa e os agricultores e auxilia a inclusão socioprodutiva, que hoje está muito relacionada à inclusão digital”. Ele afirmou que é importante aproximar a pesquisa dos desafios da agricultura familiar para que a Embrapa possa dar respostas a esse público. Para Pillon, além de focar no aumento da produtividade, é necessário ampliar a segurança e a soberania alimentar, bem como desenvolver sistemas resilientes à crise climática. “Precisamos avançar sem pressionar os biomas, adotar boas práticas para garantir a conservação e o bom uso dos recursos naturais”, enfatizou. De acordo com a representante do MDA, Regilane Fernandes, é fundamental a revisão dos sistemas agroalimentares no Brasil, em função das mudanças climáticas e o Hub Virtual de Caprinos e Ovinos vai facilitar o acesso de agricultores e extensionistas às pesquisas científicas contextualizadas. A Ematerce também está seguindo na direção da digitalização por meio de ferramentas que integram os profissionais e fazem a gestão de conhecimentos relacionados à agricultura, conforme explicou o representante da instituição na live, Fuad Nogueira. “Nosso objetivo é oferecer serviços de ATER mais eficientes e ágeis para os agricultores familiares”, afirmou. Plataforma de informações e conectividade O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Cícero Lucena, apresentou a plataforma do Hub Virtual, que pode ser acessada de forma gratuita e disponibiliza publicações, áudios e vídeos em linguagem simples e aborda temas importantes para o manejo e criação de caprinos e ovinos. Também oferece indicadores de mercado atualizados, cursos e eventos. “O Hub contribui para a transformação digital para a agricultura familiar e conecta técnicos e agricultores. É uma plataforma que promove fácil acesso aos conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária”, destacou. Lucena anunciou uma parceria com a Ematerce para a elaboração de um plano de trabalho integrado que vai auxiliar na divulgação e acesso dos técnicos ao Hub Virtual de Caprinos e Ovinos.
Para apresentar ao público as informações, funcionalidades e importância do Hub Virtual de Caprinos e Ovinos, a Embrapa realizou nesta sexta-feira (11) uma live com a participação de alguns parceiros e técnicos de assistência técnica e extensão rural (ATER). Durante o evento, representantes da Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar(MDA) e Ematerce falaram sobre o papel da plataforma no alinhamento do conhecimento científico e dos saberes dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar.
O diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento, Clenio Pillon, ressaltou que a ATER digital não substitui o técnico no campo, mas fortalece o trabalho junto a agricultores familiares porque” é uma ponte entre as instituições de pesquisa e os agricultores e auxilia a inclusão socioprodutiva, que hoje está muito relacionada à inclusão digital”. Ele afirmou que é importante aproximar a pesquisa dos desafios da agricultura familiar para que a Embrapa possa dar respostas a esse público. Para Pillon, além de focar no aumento da produtividade, é necessário ampliar a segurança e a soberania alimentar, bem como desenvolver sistemas resilientes à crise climática. “Precisamos avançar sem pressionar os biomas, adotar boas práticas para garantir a conservação e o bom uso dos recursos naturais”, enfatizou.
De acordo com a representante do MDA, Regilane Fernandes, é fundamental a revisão dos sistemas agroalimentares no Brasil, em função das mudanças climáticas e o Hub Virtual de Caprinos e Ovinos vai facilitar o acesso de agricultores e extensionistas às pesquisas científicas contextualizadas. A Ematerce também está seguindo na direção da digitalização por meio de ferramentas que integram os profissionais e fazem a gestão de conhecimentos relacionados à agricultura, conforme explicou o representante da instituição na live, Fuad Nogueira. “Nosso objetivo é oferecer serviços de ATER mais eficientes e ágeis para os agricultores familiares”, afirmou.
Plataforma de informações e conectividade
O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Cícero Lucena, apresentou a plataforma do Hub Virtual, que pode ser acessada de forma gratuita e disponibiliza publicações, áudios e vídeos em linguagem simples e aborda temas importantes para o manejo e criação de caprinos e ovinos. Também oferece indicadores de mercado atualizados, cursos e eventos. “O Hub contribui para a transformação digital para a agricultura familiar e conecta técnicos e agricultores. É uma plataforma que promove fácil acesso aos conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária”, destacou. Lucena anunciou uma parceria com a Ematerce para a elaboração de um plano de trabalho integrado que vai auxiliar na divulgação e acesso dos técnicos ao Hub Virtual de Caprinos e Ovinos.