Notícias

Chapada dos Veadeiros terá Feira de Sementes e Mudas

Começa nesta quinta-feira (10/10) a XIV Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. O evento acontece em Alto Paraíso de Goiás (10/10), Cavalcante e Terezina de Goiás (11/10), São João da Aliança (13/10), Campos Belos (16/10), Colinas do Sul (18/10) e Nova Roma (19/10). A Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros tem o objetivo de fortalecer a rede de conservação, difusão e troca de sementes crioulas e florestais e divulgar as tecnologias e práticas agroecológicas na região. Para os organizadores, “a troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. É parte fundamental no processo da conquista da autonomia produtiva por parte dos agricultores e fator decisivo na garantia da segurança alimentar na Chapada dos Veadeiros”. A Embrapa participa da realização do evento, que tem a coordenação da Pouso Alto Agroecologia. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Terezinha Dias, as feiras são métodos de promover a conservação local (on farm) e a ação se relaciona ao projeto “Agrobiodiversidade, insumos e técnicas de manejo na composição de sistemas de base ecológica na Chapada dos Veadeiros” (projeto Embrapa InovagroChapada). “A Unidade participa da XIV Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros com um estande, divulgando a importância da conservação de recursos genéticos e distribuindo variedades do Banco de Hortaliças Tradicionais, contando com o apoio do curador Nuno Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças [DF]”, destacou Terezinha. O Banco Genético da Embrapa também fornece um mostruário de sementes e plantas in vidro para divulgação e promoção institucional. Segundo ela, há três anos vem sendo realizado nessas feiras o levantamento da diversidade de espécies, variedades e guardiões participantes pela técnica de pesquisa Nadi Rabelo Santos, sendo esses dados, posteriormente, sistematizados e agregados por categorias de produtos, compondo pesquisa de monitoramento da diversidade dos recursos genéticos em feiras de sementes.

Começa nesta quinta-feira (10/10) a XIV Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. O evento acontece em Alto Paraíso de Goiás (10/10), Cavalcante e Terezina de Goiás (11/10), São João da Aliança (13/10), Campos Belos (16/10), Colinas do Sul (18/10) e Nova Roma (19/10).

A Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros tem o objetivo de fortalecer a rede de conservação, difusão e troca de sementes crioulas e florestais e divulgar as tecnologias e práticas agroecológicas na região.

Para os organizadores, “a troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. É parte fundamental no processo da conquista da autonomia produtiva por parte dos agricultores e fator decisivo na garantia da segurança alimentar na Chapada dos Veadeiros”.

A Embrapa participa da realização do evento, que tem a coordenação da Pouso Alto Agroecologia. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Terezinha Dias, as feiras são métodos de promover a conservação local (on farm) e a ação se relaciona ao projeto “Agrobiodiversidade, insumos e técnicas de manejo na composição de sistemas de base ecológica na Chapada dos Veadeiros” (projeto Embrapa InovagroChapada).

“A Unidade participa da XIV Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros com um estande, divulgando a importância da conservação de recursos genéticos e distribuindo variedades do Banco de Hortaliças Tradicionais, contando com o apoio do curador Nuno Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças [DF]”, destacou Terezinha. O Banco Genético da Embrapa também fornece um mostruário de sementes e plantas in vidro para divulgação e promoção institucional.

Segundo ela, há três anos vem sendo realizado nessas feiras o levantamento da diversidade de espécies, variedades e guardiões participantes pela técnica de pesquisa Nadi Rabelo Santos, sendo esses dados, posteriormente, sistematizados e agregados por categorias de produtos, compondo pesquisa de monitoramento da diversidade dos recursos genéticos em feiras de sementes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *