Notícias

Embrapa Arroz e Feijão inicia implantação de energia fotovoltaica

https://www.embrapa.br/equipe/-/empregado/296506/helio-augusto-de-magalhaes Um projeto elétrico, de geração de energia fotovoltaica, com potencial de produção de geração média de 600.003 kWh/ano está sendo executado na Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO). O valor total do investimento para a Unidade é de R$ 1.835.625,00 com data prevista para início da operação em junho de 2022. As placas fotovoltaicas serão instaladas em um ponto próximo a rede interna de média tensão da Unidade, entre o galpão de sementes e a casa de vegetação: serão oito fileiras de módulos e cada fileira com 2 módulos agrupados, sendo a área de ocupação da usina de aproximadamente 2.000m². A ação apresenta aproveitamento da energia gerada pelo sol em complementação aos sistemas tradicionais de geração de energia elétrica, o que reduzirá, a médio prazo, os custos do consumo de energia em toda essa Unidade Descentralizada da Embrapa de Goiás. De acordo com o levantamento técnico feito pelo engenheiro civil, Alessandro Carlos Silva, e pelo engenheiro eletricistas, Fábio Shirahige, ambos da Gerência de Contratações e Infraestrutura da Secretaria-Geral – Embrapa Sede/DF, indica que a Embrapa Arroz e Feijão tem classificação de consumo do Grupo A, com demanda contratada de 420 kW e medição em Média Tensão e Subestação de Transformação de 500 kVA. Isto significa, por exemplo, que só com esta usina fotovoltaica seria suficiente para contemplar o consumo de 500 casas populares. A geração de energia fotovoltaica faz parte do ingresso da Empresa ao Programa de Autossuficiência Energética, que têm o objetivo de reduzir a zero o gasto com consumo de energia elétrica de toda Embrapa até 2030. Estas ações coordenadas e previstas do programa envolvem, também, o ingresso ao programa Mercado Livre de Energia, com a execução de ações de eficientização energética da infraestrutura e a construção de usinas de geração distribuída. Para implementar as ações do programa foi criado um grupo de trabalho que está na fase de preparação e contratação das UDs das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da Embrapa Rondônia e da Embrapa Acre. O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios no qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica, em conformidade com a regulamentação do setor. O cronograma geral de execução da Embrapa a Licitação/Contratação está dividida em cinco lotes seguindo a divisão geográfica do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Em 2021 o projeto contemplou ações de implantação de usinas fotovoltaicas na Embrapa Agrossilvipastoril (MT), Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) e Embrapa Soja (PR); em 2022, estão previstas a implantação em mais oito UDs sendo elas: Arroz e Feijão (GO), Agrobiologia (RJ), Agroindústria de Alimentos (RJ), Cerrados (DF), Floresta (PR), Semiárido (PE) e, Embrapa Pecuária Sudeste (MS).

https://www.embrapa.br/equipe/-/empregado/296506/helio-augusto-de-magalhaes

Um projeto elétrico, de geração de energia fotovoltaica, com potencial de produção de geração média de 600.003 kWh/ano está sendo executado na Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

O valor total do investimento para a Unidade é de R$ 1.835.625,00 com data prevista para início da operação em junho de 2022.

As placas fotovoltaicas serão instaladas em um ponto próximo a rede interna de média tensão da Unidade, entre o galpão de sementes e a casa de vegetação: serão oito fileiras de módulos e cada fileira com 2 módulos agrupados, sendo a área de ocupação da usina de aproximadamente 2.000m².

A ação apresenta aproveitamento da energia gerada pelo sol em complementação aos sistemas tradicionais de geração de energia elétrica, o que reduzirá, a médio prazo, os custos do consumo de energia em toda essa Unidade Descentralizada da Embrapa de Goiás.

De acordo com o levantamento técnico feito pelo engenheiro civil, Alessandro Carlos Silva, e pelo engenheiro eletricistas, Fábio Shirahige, ambos da Gerência de Contratações e Infraestrutura da Secretaria-Geral – Embrapa Sede/DF, indica que a Embrapa Arroz e Feijão tem classificação de consumo do Grupo A, com demanda contratada de 420 kW e medição em Média Tensão e Subestação de Transformação de 500 kVA.

Isto significa, por exemplo, que só com esta usina fotovoltaica seria suficiente para contemplar o consumo de 500 casas populares. A geração de energia fotovoltaica faz parte do ingresso da Empresa ao Programa de Autossuficiência Energética, que têm o objetivo de reduzir a zero o gasto com consumo de energia elétrica de toda Embrapa até 2030.

Estas ações coordenadas e previstas do programa envolvem, também, o ingresso ao programa Mercado Livre de Energia, com a execução de ações de eficientização energética da infraestrutura e a construção de usinas de geração distribuída.

Para implementar as ações do programa foi criado um grupo de trabalho que está na fase de preparação e contratação das UDs das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da Embrapa Rondônia e da Embrapa Acre.

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios no qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica, em conformidade com a regulamentação do setor.

O cronograma geral de execução da Embrapa a Licitação/Contratação está dividida em cinco lotes seguindo a divisão geográfica do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Em 2021 o projeto contemplou ações de implantação de usinas fotovoltaicas na Embrapa Agrossilvipastoril (MT), Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) e Embrapa Soja (PR); em 2022, estão previstas a implantação em mais oito UDs sendo elas: Arroz e Feijão (GO), Agrobiologia (RJ), Agroindústria de Alimentos (RJ), Cerrados (DF), Floresta (PR), Semiárido (PE) e, Embrapa Pecuária Sudeste (MS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *