Notícias

Conexão Ciência apresenta cultivar de melão para o semiárido

lta produtividade, precocidade no cultivo, resistência ao oídio, casca espessa e rugosa são algumas das características da nova cultivar de melão amarelo BRS Anton, listadas pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças Valter Rodrigues em entrevista ao Conexão Ciência. Desenvolvido para o Vale do São Francisco, a variedade é uma opção para pequenos e médios produtores rurais da região. A ideia, segundo o pesquisador, é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dessa localidade. Além das características mencionadas acima, o Rodrigues ressaltou a uniformidade de maturação e frutificação. “Os frutos se concentram em maturação, ou seja, os frutos completamente maduros não se misturam aos frutos ainda muito verdes”, explicou. Outro destaque é a tolerância do fruto ao armazenamento de baixa temperatura. “A cadeia do frio é uma necessidade quando se pensa em mercados localizados a longas distâncias das áreas de produção, para os quais normalmente o transporte precisa ser feito em condições refrigeradas.” No que diz respeito à resistência ao oídio, o pesquisador comentou que se trata de uma doença problemática na região Nordeste por causar vários danos ao melão. “A incorporação dessa característica à BRS Anton é bastante positiva porque dá ao produtor uma tranquilidade maior na condução da lavoura.” Rodrigues também apresentou o panorama da produção do melão no Brasil, explicou os tipos de melão existentes e os mais importantes para a produção nacional e deu dicas de como escolher um melão doce e saboroso na feira. Além disso, comentou sobre a página na internet “Hortaliça não é só salada”, onde o consumidor aprende a consumir de forma consciente e evitar o desperdício, sem contar com as várias receitas disponíveis, não somente com melão, mas com diversas outras hortaliças. Confira aqui a entrevista na íntegra Acesse o canal da Embrapa no YouTube e assista a outras entrevistas. Juliana Freire (Mtb 3053-DF) Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD) juliana.freire@embrapa.br

lta produtividade, precocidade no cultivo, resistência ao oídio, casca espessa e rugosa são algumas das características da nova cultivar de melão amarelo BRS Anton, listadas pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças Valter Rodrigues em entrevista ao Conexão Ciência. Desenvolvido para o Vale do São Francisco, a variedade é uma opção para pequenos e médios produtores rurais da região. A ideia, segundo o pesquisador, é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dessa localidade.

Além das características mencionadas acima, o Rodrigues ressaltou a uniformidade de maturação e frutificação. “Os frutos se concentram em maturação, ou seja, os frutos completamente maduros não se misturam aos frutos ainda muito verdes”, explicou. Outro destaque é a tolerância do fruto ao armazenamento de baixa temperatura. “A cadeia do frio é uma necessidade quando se pensa em mercados localizados a longas distâncias das áreas de produção, para os quais normalmente o transporte precisa ser feito em condições refrigeradas.”

No que diz respeito à resistência ao oídio, o pesquisador comentou que se trata de uma doença problemática na região Nordeste por causar vários danos ao melão. “A incorporação dessa característica à BRS Anton é bastante positiva porque dá ao produtor uma tranquilidade maior na condução da lavoura.”

Rodrigues também apresentou o panorama da produção do melão no Brasil, explicou os tipos de melão existentes e os mais importantes para a produção nacional e deu dicas de como escolher um melão doce e saboroso na feira. Além disso, comentou sobre a página na internet “Hortaliça não é só salada”, onde o consumidor aprende a consumir de forma consciente e evitar o desperdício, sem contar com as várias receitas disponíveis, não somente com melão, mas com diversas outras hortaliças.

Confira aqui a entrevista na íntegra

Acesse o canal da Embrapa no YouTube e assista a outras entrevistas.

Juliana Freire (Mtb 3053-DF)
Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD)
juliana.freire@embrapa.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *