No dia 7 de novembro, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) esteve representada presencialmente na décima edição da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares de Canguçu/RS. Sob o tema “Sementes crioulas: semeando resistência, colhendo alimentos e compartilhando saberes”, o evento contou com cerca de 70 expositores de sementes, artesanato e agroindústria. Na banca da Unidade foram expostas variedades de milho, feijão e forrageiras, além de materiais de divulgação. Um dos responsáveis pelo atendimento no espaço foi o pesquisador Éberson Eicholz. “Temos tentado contribuir, principalmente, na valorização das sementes nas mãos dos agricultores. Trouxemos um pouco do que conservamos, além de outras tecnologias desenvolvidas na Embrapa para compartilhar com os agricultores”, disse. Além dele, também estiveram presentes no evento o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Enilton Coutinho; o analista e coordenador do Núcleo Temático de Agricultura Familiar, Alberi Noronha; e o pesquisador Gilberto Beviláqua. O chefe-geral da Unidade, Roberto Pedroso de Oliveira, participou da solenidade de abertura, à tarde, na presença de autoridades locais, como o prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro. A Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares busca apresentar e debater a importância da agricultura familiar e da preservação das sementes crioulas. É realizada pela Cooperativa União, mas conta com o apoio de diversas entidades regionais, como Embrapa Clima Temperado; Emater-RS/Ascar; UFPel; Furg; prefeitura e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo de Canguçu; Capa; Bem da Terra, Gae, Unaic; Arpa Sul; ETEC; Efasul; Escola Oziel Alves; e Fórum da Agricultura Familiar. Seminário O evento também contou com um seminário técnico, realizado presencialmente no Cine Teatro Municipal e virtualmente pelo Facebook da Prefeitura de Canguçu. Realizada durante a manhã, a atividade contou com fala do pesquisador Irajá Antunes, que apresentou a palestra “A festa das sementes e seu significado presente e futuro.” O seminário pode ser conferido na íntegra neste link. 25 Anos do Fórum da Agricultura Familiar Durante a Feira, também houve reunião extraordinária do Fórum da Agricultura Familiar (FAF) da Região Sul do Rio Grande do Sul, que, como ocorre todos os anos, integrou a programação oficial do evento. Também realizado no Cine Teatro de Canguçu, o encontro foi coordenado pelo analista Raul Grehs e discutiu os 25 anos da iniciativa. Primeiramente, foi realizado resgate histórico e contextualização da atuação do FAF no desenvolvimento da agricultura familiar. Na sequência, foram debatidas as perspectivas de futuro para o trabalho. “A Embrapa Clima Temperado foi a grande protagonista na criação desse Fórum, em meados da década de noventa, para discutir todos os fatores e áreas que dizem respeito ao desenvolvimento e bem-estar econômico e social do produtor rural, principalmente familiar”, completou Raul.
A Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares busca apresentar e debater a importância da agricultura familiar e da preservação das sementes crioulas. É realizada pela Cooperativa União, mas conta com o apoio de diversas entidades regionais, como Embrapa Clima Temperado; Emater-RS/Ascar; UFPel; Furg; prefeitura e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo de Canguçu; Capa; Bem da Terra, Gae, Unaic; Arpa Sul; ETEC; Efasul; Escola Oziel Alves; e Fórum da Agricultura Familiar.
Seminário
25 Anos do Fórum da Agricultura Familiar
Primeiramente, foi realizado resgate histórico e contextualização da atuação do FAF no desenvolvimento da agricultura familiar. Na sequência, foram debatidas as perspectivas de futuro para o trabalho. “A Embrapa Clima Temperado foi a grande protagonista na criação desse Fórum, em meados da década de noventa, para discutir todos os fatores e áreas que dizem respeito ao desenvolvimento e bem-estar econômico e social do produtor rural, principalmente familiar”, completou Raul.