Notícias

Via Satélite – notas da edição 10/2021

Embrapa Territorial e SPU/ME estabelecem parceria para desenvolvimento de IDE

A Embrapa Territorial dará apoio técnico à Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério da Economia (SPU/ME), no desenvolvimento de sua Infraestrutura Tecnológica de Dados Espaciais (IDE). Em reunião realizada, em 19 de outubro, foi concluída a articulação da cooperação entre as instituições. A experiência da Embrapa na consolidação da sua IDE, o GeoInfo, gerou o interesse da SPU/ME em estabelecer a parceria. O Termo de Execução Descentralizada (TED) será assinado em novembro e o prazo de execução é de 15 meses. (Liliane Castelões – 16.613 MTb/RJ)

Desestatização dos portos públicos é debatida em reunião da CTLog

O analista Rafael Mingoti representou a Embrapa Territorial, dia 20 de outubro, em reunião virtual extraordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLog) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A desestatização dos portos públicos brasileiros foi a pauta única discutida durante o encontro, que contou com a participação de operadores portuários e de outras entidades representativas do segmento. O tema gera expectativas nos setores logísticos. O Governo Federal possui uma agenda de concessões de portos nacionais à iniciativa privada. Com prazo de conclusão em 2022, o cronograma prevê 16 arrendamentos de terminais portuários, além da desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).  (Alan Rodrigues – MTb 2625/CE)

IDE-Embrapa é destaque em mesa-redonda do projeto Café Geológico

A experiência da Embrapa Territorial na implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais, a IDE-Embrapa, por meio do GeoInfo, foi compartilhada, em 5 de outubro, pela analista Daniela Maciel durante mesa-redonda do projeto Café Geológico, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O primeiro encontro do mês de outubro teve como tema Geociências e Sociedade e contou também com a participação de Joana Simões, da OGC -Open Geoespatial Consortium; Carlos Eduardo Mota, da SGB/CPRM; Rogério Borba, IBGE/INDE. 
Assista ao vídeo da mesa-redonda aqui. (Liliane Castelões – 16.613 MTb/RJ)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *