Notícias

Ministério da Defesa recebe palestra sobre atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, ministrou uma palestra no Ministério da Defesa, em 21 de outubro, com o título “Atribuição, ocupação e uso de terras no Brasil – situação atual, ameaças e desafios”. O evento integrou o projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e direcionado aos servidores civis e militares da Pasta. No mesmo dia, Miranda reuniu-se com o ministro da Defesa, general Walter Braga Neto. Em breve, uma equipe do ministério deve visitar a unidade da Embrapa, em Campinas, SP. Na palestra, o chefe-geral apresentou dados sobre a extensão territorial das unidades de conservação e terras indígenas no Brasil, bem como os estudos das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa pelo mundo rural brasileiro, a partir de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Censo Agropecuário 2017. “Nós investimos e desenvolvemos softwares para coletar, controlar e monitorar os dados. Nossas análises são inteligentes, com foco na resolução dos problemas”, destacou. Miranda apontou a necessidade de as autoridades se dedicarem ao tema da ocupação territorial: “Precisamos focar em análises geopolíticas e estudos para sabermos aonde queremos chegar no futuro”. Na ocasião, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, enfatizou a importância da participação da Embrapa no “Expandindo os Caminhos da Defesa”, tendo em vista a preocupação da Pasta com a proteção e o progresso do País. “A ideia de trazer a Embrapa para explanar sobre os termos de ocupação da terra e em direito da terra é fomentar a discussão e agregar conhecimento acerca dessa temática na alta cúpula do Ministério da Defesa”, pontuou. Participaram da palestra o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; entre outras autoridades. (Com informações de Carolina Militão, do Ministério da Defesa)

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, ministrou uma palestra no Ministério da Defesa, em 21 de outubro, com o título “Atribuição, ocupação e uso de terras no Brasil – situação atual, ameaças e desafios”. O evento integrou o projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e direcionado aos servidores civis e militares da Pasta. No mesmo dia, Miranda reuniu-se com o ministro da Defesa, general Walter Braga Neto. Em breve, uma equipe do ministério deve visitar a unidade da Embrapa, em Campinas, SP.

Na palestra, o chefe-geral apresentou dados sobre a extensão territorial das unidades de conservação e terras indígenas no Brasil, bem como os estudos das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa pelo mundo rural brasileiro, a partir de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Censo Agropecuário 2017. “Nós investimos e desenvolvemos softwares para coletar, controlar e monitorar os dados. Nossas análises são inteligentes, com foco na resolução dos problemas”, destacou. Miranda apontou a necessidade de as autoridades se dedicarem ao tema da ocupação territorial: “Precisamos focar em análises geopolíticas e estudos para sabermos aonde queremos chegar no futuro”.

Na ocasião, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, enfatizou a importância da participação da Embrapa no “Expandindo os Caminhos da Defesa”, tendo em vista a preocupação da Pasta com a proteção e o progresso do País. “A ideia de trazer a Embrapa para explanar sobre os termos de ocupação da terra e em direito da terra é fomentar a discussão e agregar conhecimento acerca dessa temática na alta cúpula do Ministério da Defesa”, pontuou.

Participaram da palestra o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; entre outras autoridades.

(Com informações de Carolina Militão, do Ministério da Defesa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *