Notícias

Webinar divulga características de variedade de mandioca para uso industrial

Nesta quarta-feira, 6 de outubro, às 14h, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o webinar “BRS Novo Horizonte: Variedade de mandioca para uso industrial no Estado da Bahia”. O evento pretende apresentar as principais características agronômicas da variedade – que foi desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) –, as informações sobre o comportamento em campo e na indústria e dar ampla divulgação aos resultados já obtidos com a cultivar, que foi lançada em dezembro de 2018 e está em fase de adoção. Os palestrantes são Eder Oliveira, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e o engenheiro-agrônomo Manoel Oliveira (Podium Alimentos) e o moderador, Helton Fleck, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa. O evento vai ser transmitido simultaneamente pelo canal da Embrapa no YouTube (youtube.com/embrapa) e pelo facebook da Embrapa Mandioca e Fruticultura (facebook/embrapamandiocaefruticultura). Características da variedade As raízes da BRS Novo Horizonte têm até 33% de amido extraível, índice superior ao das variedades usadas no mercado, cujo melhor desempenho alcança até 28%. O resultado é uma produtividade de 8,66 toneladas de amido por hectare, bem superior à obtida por outras variedades. O novo material é destinado às microrregiões baianas de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus. Outra vantagem é que a nova mandioca possui casca de cor clara. Isso facilita a extração de amido sem traços escuros, o que aumenta a qualidade do produto para a indústria de alimentos que utiliza o amido nativo, como a indústria de fécula para tapioca. O elevado teor de matéria seca nas raízes, aproximadamente 36,98%, também aumenta a eficiência industrial na extração de amido, o que permite o uso na fabricação de fécula, amido modificado, tapioca, farinha, polvilhos doce e azedo. Serviço: Evento: BRS Novo Horizonte: Variedade de mandioca para uso industrial no Estado da Bahia Data: 6/10 (quarta), das 14h às 16h Palestras: – Características agronômicas – Eder Oliveira (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – Comportamento em campo e na indústria – Manoel Oliveira (Podium Alimentos) Moderador: Helton Fleck Links de transmissão: https://youtu.be/314H_uBf_xM https://web.facebook.com/EmbrapaMandiocaeFruticultura/videos/559294408610958

Nesta quarta-feira, 6 de outubro, às 14h, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o webinar “BRS Novo Horizonte: Variedade de mandioca para uso industrial no Estado da Bahia”.
O evento pretende apresentar as principais características agronômicas da variedade – que foi desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) –, as informações sobre o comportamento em campo e na indústria e dar ampla divulgação aos resultados já obtidos com a cultivar, que foi lançada em dezembro de 2018 e está em fase de adoção.

Os palestrantes são Eder Oliveira, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e o engenheiro-agrônomo Manoel Oliveira (Podium Alimentos) e o moderador, Helton Fleck, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa.
O evento vai ser transmitido simultaneamente pelo canal da Embrapa no YouTube (youtube.com/embrapa) e pelo facebook da Embrapa Mandioca e Fruticultura (facebook/embrapamandiocaefruticultura).

Características da variedade
As raízes da BRS Novo Horizonte têm até 33% de amido extraível, índice superior ao das variedades usadas no mercado, cujo melhor desempenho alcança até 28%. O resultado é uma produtividade de 8,66 toneladas de amido por hectare, bem superior à obtida por outras variedades.

O novo material é destinado às microrregiões baianas de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus.
Outra vantagem é que a nova mandioca possui casca de cor clara. Isso facilita a extração de amido sem traços escuros, o que aumenta a qualidade do produto para a indústria de alimentos que utiliza o amido nativo, como a indústria de fécula para tapioca. O elevado teor de matéria seca nas raízes, aproximadamente 36,98%, também aumenta a eficiência industrial na extração de amido, o que permite o uso na fabricação de fécula, amido modificado, tapioca, farinha, polvilhos doce e azedo.

Serviço:
Evento: BRS Novo Horizonte: Variedade de mandioca para uso industrial no Estado da Bahia
Data: 6/10 (quarta), das 14h às 16h
Palestras:
–  Características agronômicas – Eder Oliveira (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
– Comportamento em campo e na indústria – Manoel Oliveira (Podium Alimentos)
Moderador: Helton Fleck
Links de transmissão: https://youtu.be/314H_uBf_xM
https://web.facebook.com/EmbrapaMandiocaeFruticultura/videos/559294408610958

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *