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Edital 2022 do Prosa Rural é lançado

A Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) lançou o edital para a seleção de temas dos programas de rádio Prosa Rural em 2022. O edital é destinado às Unidades de Pesquisa da Embrapa e suas instituições parceiras, como as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), e empresas públicas regionais dedicadas à pesquisa agropecuária. As propostas de temas devem ser apresentadas até 27 de outubro. As regras para submissão de propostas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do programa. Os temas propostos devem abranger pelo menos uma das linhas temáticas sugeridas no edital, que vão de agroindústria até agroecologia e produção orgânica. A seleção será feita ainda este ano, por meio de uma comissão composta por técnicos e analistas da Secretaria de Inovação e Negócios. A grade de programação aprovada será publicada na página eletrônica do Prosa Rural. As tecnologias, produtos ou processos indicados nas propostas devem estar finalizadas no Sistema de Gerenciamento dos Ativos Tecnológicos da Embrapa (Gestec) e publicadas na seção “Soluções Tecnológicas” do Portal da Embrapa. “Essa é uma forma de garantir que os resultados de uma tecnologia já estejam disponíveis para adoção pelo setor produtivo, já que o Prosa Rural conversa diretamente com o campo”, destaca Raul Osorio, chefe interino da SIN. Ação estratégica O Prosa Rural está no ar há 15 anos e tem no pequeno produtor rural e no agricultor de base familiar seu principal público-alvo. Inicialmente idealizado a Região Nordeste, em 2004, o programa avançou rapidamente, e em pouco tempo chegou a todas as regiões do País. Nesse contexto social, o programa se firmou como uma ação estratégica da Empresa para fazer chegar, por meio do rádio, bem mais longe e mais rapidamente, as tecnologias geradas pela própria Embrapa e seus parceiros, a um público que enfrenta dificuldades de acesso às fontes de informações. Atualmente o Prosa Rural é transmitido por mais de 1.800 emissoras de rádio no País e pode ser acessado também pela internet. A retransmissão é potencializada por conta da parceria com a Rede Nacional de Rádio (RNR), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que conta com aproximadamente 7.000 rádios. Assim, o programa tem um potencial de veiculação em uma rede composta por cerca de 8.800 emissoras, entre comunitárias, comerciais, educativas, religiosas e governamentais, nas categorias direta e indireta. Parceiros O Prosa Rural tem duração de 15 minutos e periodicidade semanal. São 48 programas por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste + Sudeste e Sul), num total de 192 programas ao ano em sua grade de programação. Na página do Prosa Rural na internet, as emissoras interessadas na transmissão do programa têm a possibilidade de conhecer a programação completa, a estrutura radiofônica do programa e as diversas plataformas de disponibilização da programação, além de poder realizar seu cadastramento. Com isso, a emissora que se torna parceira passa a receber a programação em primeira mão por meio de seu sistema de gerenciamento de programação. Elizabete Antunes (MTb 744/DF) Secretaria de Inovação e Negócios Contato: (61) 9986-4631 – elizabete.antunes@embrapa.br

A Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) lançou o edital para a seleção de temas dos programas de rádio Prosa Rural em 2022. O edital é destinado às Unidades de Pesquisa da Embrapa e suas instituições parceiras, como as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), e empresas públicas regionais dedicadas à pesquisa agropecuária. As propostas de temas devem ser apresentadas até 27 de outubro.

As regras para submissão de propostas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do programa. Os temas propostos devem abranger pelo menos uma das linhas temáticas sugeridas no edital, que vão de agroindústria até agroecologia e produção orgânica. 

A seleção será feita ainda este ano, por meio de uma comissão composta por técnicos e analistas da Secretaria de Inovação e Negócios. A grade de programação aprovada será publicada na página eletrônica do Prosa Rural. 

As tecnologias, produtos ou processos indicados nas propostas devem estar finalizadas no Sistema de Gerenciamento dos Ativos Tecnológicos da Embrapa (Gestec) e publicadas na seção “Soluções Tecnológicas” do Portal da Embrapa. “Essa é uma forma de garantir que os resultados de uma tecnologia já estejam disponíveis para adoção pelo setor produtivo, já que o Prosa Rural conversa diretamente com o campo”, destaca Raul Osorio, chefe interino da SIN. 

Ação estratégica

O Prosa Rural está no ar há 15 anos e tem no pequeno produtor rural e no agricultor de base familiar seu principal público-alvo. Inicialmente idealizado a Região Nordeste, em 2004, o programa avançou rapidamente, e em pouco tempo chegou a todas as regiões do País. 

Nesse contexto social, o programa se firmou como uma ação estratégica da Empresa para fazer chegar, por meio do rádio, bem mais longe e mais rapidamente, as tecnologias geradas pela própria Embrapa e seus parceiros, a um público que enfrenta dificuldades de acesso às fontes de informações.

Atualmente o Prosa Rural é transmitido por mais de 1.800 emissoras de rádio no País e pode ser acessado também pela internet. A retransmissão é potencializada por conta da parceria com a Rede Nacional de Rádio (RNR), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que conta com aproximadamente 7.000 rádios.

Assim, o programa tem um potencial de veiculação em uma rede composta por cerca de 8.800 emissoras, entre comunitárias, comerciais, educativas, religiosas e governamentais, nas categorias direta e indireta.

Parceiros

O Prosa Rural tem duração de 15 minutos e periodicidade semanal. São 48 programas por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste + Sudeste e Sul), num total de 192 programas ao ano em sua grade de programação.
Na página do Prosa Rural na internet, as emissoras interessadas na transmissão do programa têm a possibilidade de conhecer a programação completa, a estrutura radiofônica do programa e as diversas plataformas de disponibilização da programação, além de poder realizar seu cadastramento

Com isso, a emissora que se torna parceira passa a receber a programação em primeira mão por meio de seu sistema de gerenciamento de programação.

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios
Contato: (61) 9986-4631 – elizabete.antunes@embrapa.br

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