A quinta edição do Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos – Repronutri se aproxima. Em formato 100% on-line e gratuito, o Repronutri acontece nos dias 13 e 14 de setembro, com transmissão, simultânea pelo Canal da Embrapa no youtube e Canal do Boi. “Pensamos em algo diferente para este ano devido às restrições ocasionadas pela pandemia. A parceira com o Canal do Boi nos permite levar o Repronutri, em formato de mesa redonda, e continuar a discussão pelo canal da Embrapa, com duas horas de duração para cada dia”, detalha a pesquisadora (Embrapa Pantanal-MS) Juliana Correa Borges Silva, coordenadora desta edição. O evento é de abrangência nacional e internacional e foi realizado em 2015, 2016, 2017 e 2019. O grupo de pesquisadores, o qual Silva integra, planejou a programação do evento de acordo com as principais demandas levantadas pelos pecuaristas. Precocidade de machos e fêmeas são temas recorrentes, segundo Silva, e o objetivo é apresentar os resultados mais recentes das pesquisas na área. O grupo Repronutri discute os sistemas de produção pecuária aliando campo e ciência e traz aos produtores resultados científicos que podem ser aplicados, imediatamente, às propriedades. “O assunto do momento é a precocidade de machos e fêmeas, o encurtamento do ciclo. O protocolo de IATF, por exemplo, antes falava em touro. O foco agora são animais entre 12 e 14 meses (superprecoce), quando se fala em Planalto Central; mas ao se falar em Pantanal, pela realidade do Bioma, o animal com dois anos já é um superprecoce”, esclarece a pesquisadora. As características reprodutivas estão interligadas ao desenvolvimento da genética, nutrição e outras condições do animal. O Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal (Repronutri) é formado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Univesidade Católica Dom Bosco (UCDB) e UNIDERP-Anhanguera. A edição de 2021 é uma realização da Embrapa, UFMS, UEMS, UCDB, Cia Pecuária Assessoria, FertPlan, InovaGen, Melhore Animal, Fundapam, Gênesis Consultoria e outras empresas. Informações: repronutri.com.br/
A quinta edição do Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos – Repronutri se aproxima. Em formato 100% on-line e gratuito, o Repronutri acontece nos dias 13 e 14 de setembro, com transmissão, simultânea pelo Canal da Embrapa no youtube e Canal do Boi.
“Pensamos em algo diferente para este ano devido às restrições ocasionadas pela pandemia. A parceira com o Canal do Boi nos permite levar o Repronutri, em formato de mesa redonda, e continuar a discussão pelo canal da Embrapa, com duas horas de duração para cada dia”, detalha a pesquisadora (Embrapa Pantanal-MS) Juliana Correa Borges Silva, coordenadora desta edição. O evento é de abrangência nacional e internacional e foi realizado em 2015, 2016, 2017 e 2019.
O grupo de pesquisadores, o qual Silva integra, planejou a programação do evento de acordo com as principais demandas levantadas pelos pecuaristas. Precocidade de machos e fêmeas são temas recorrentes, segundo Silva, e o objetivo é apresentar os resultados mais recentes das pesquisas na área. O grupo Repronutri discute os sistemas de produção pecuária aliando campo e ciência e traz aos produtores resultados científicos que podem ser aplicados, imediatamente, às propriedades.
“O assunto do momento é a precocidade de machos e fêmeas, o encurtamento do ciclo. O protocolo de IATF, por exemplo, antes falava em touro. O foco agora são animais entre 12 e 14 meses (superprecoce), quando se fala em Planalto Central; mas ao se falar em Pantanal, pela realidade do Bioma, o animal com dois anos já é um superprecoce”, esclarece a pesquisadora. As características reprodutivas estão interligadas ao desenvolvimento da genética, nutrição e outras condições do animal.
O Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal (Repronutri) é formado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Univesidade Católica Dom Bosco (UCDB) e UNIDERP-Anhanguera.
A edição de 2021 é uma realização da Embrapa, UFMS, UEMS, UCDB, Cia Pecuária Assessoria, FertPlan, InovaGen, Melhore Animal, Fundapam, Gênesis Consultoria e outras empresas.
Informações: repronutri.com.br/