A deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR) realizou visita à sede da Embrapa Roraima, em Boa Vista (RR), no dia 10 de agosto, com o objetivo de entregar um veículo 4×4, custeado com recurso de emenda parlamentar com indicação da Deputada para o projeto de transferência e Tecnologia, de valorização da “Mulher Rural”. A parlamentar foi recepcionada pela equipe da Embrapa Roraima, representados pelas chefias adjuntas de transferência e Tecnologia, Hyanameyka Lima-Primo e de Administração, Miguel Amador, bem como pelo pesquisador Edvan Chagas e pela analista de transferência tecnologia, Liliane Barbosa, onde apresentaram os resultados do projeto de valorização da Mulher Rural e também foram discutidas medidas para ampliar o projeto para incluir mais produtoras de diferentes municípios, assim como parceria em outros projetos desenvolvidos pela Embrapa. O veículo 4×4 irá atender ao projeto para facilitar a entrega de mudas e acompanhamento dos trabalhos com as mulheres produtoras rurais do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, Boa Vista- RR. A Embrapa Roraima por meio da transferência e tecnologias, já entregou 3.500 mudas de bananas com resistência a doenças as produtoras, que já foram implantadas na área das produtoras, com auxílio da assistência técnica da SEAPA e analistas e técnicos da Embrapa, que já ministraram dois cursos de capacitação para produtores envolvidos no projeto. Projeto de Transferência de Tecnologia O projeto de Transferência de Tecnologia para Agricultura Familiar e valorização do produto da Mulher rural em Boa Vista /RR tem como objetivo promover agregação de valor aos produtos comercializados com a participação de mulheres da agricultura familiar, incentivar sua autonomia, bem como contribuir com a discussão de políticas públicas a serem implementadas no Estado. Com recurso de emenda parlamentar com indicação da Deputada o projeto de transferência e Tecnologia, já produziu 60 mil selos com identificação “Produzido por mulheres rurais”, e parte deles já foram entregues às produtoras rurais em maio de 2021. Os selos são utilizados em produtos in natura ou em embalagens, como forma de promover a comercialização dos produtos e valorizar o papel da mulher no meio rural. Novas ações de prospecção estão sendo realizadas para beneficiar mais mulheres rurais com o uso do selo e adoção das tecnologias pelo projeto. O projeto visa implantar 10 unidades de referência tecnológica (URT), com cultivos de frutas e hortaliças, promoção da adubação verde, além da implantação de composteiras domésticas para aproveitamento dos resíduos orgânicos de forma sustentável. Outras soluções tecnológicas serão adotadas para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais.
A deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR) realizou visita à sede da Embrapa Roraima, em Boa Vista (RR), no dia 10 de agosto, com o objetivo de entregar um veículo 4×4, custeado com recurso de emenda parlamentar com indicação da Deputada para o projeto de transferência e Tecnologia, de valorização da “Mulher Rural”.
A parlamentar foi recepcionada pela equipe da Embrapa Roraima, representados pelas chefias adjuntas de transferência e Tecnologia, Hyanameyka Lima-Primo e de Administração, Miguel Amador, bem como pelo pesquisador Edvan Chagas e pela analista de transferência tecnologia, Liliane Barbosa, onde apresentaram os resultados do projeto de valorização da Mulher Rural e também foram discutidas medidas para ampliar o projeto para incluir mais produtoras de diferentes municípios, assim como parceria em outros projetos desenvolvidos pela Embrapa.
O veículo 4×4 irá atender ao projeto para facilitar a entrega de mudas e acompanhamento dos trabalhos com as mulheres produtoras rurais do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, Boa Vista- RR. A Embrapa Roraima por meio da transferência e tecnologias, já entregou 3.500 mudas de bananas com resistência a doenças as produtoras, que já foram implantadas na área das produtoras, com auxílio da assistência técnica da SEAPA e analistas e técnicos da Embrapa, que já ministraram dois cursos de capacitação para produtores envolvidos no projeto.
Projeto de Transferência de Tecnologia
O projeto de Transferência de Tecnologia para Agricultura Familiar e valorização do produto da Mulher rural em Boa Vista /RR tem como objetivo promover agregação de valor aos produtos comercializados com a participação de mulheres da agricultura familiar, incentivar sua autonomia, bem como contribuir com a discussão de políticas públicas a serem implementadas no Estado.
Com recurso de emenda parlamentar com indicação da Deputada o projeto de transferência e Tecnologia, já produziu 60 mil selos com identificação “Produzido por mulheres rurais”, e parte deles já foram entregues às produtoras rurais em maio de 2021. Os selos são utilizados em produtos in natura ou em embalagens, como forma de promover a comercialização dos produtos e valorizar o papel da mulher no meio rural. Novas ações de prospecção estão sendo realizadas para beneficiar mais mulheres rurais com o uso do selo e adoção das tecnologias pelo projeto.
O projeto visa implantar 10 unidades de referência tecnológica (URT), com cultivos de frutas e hortaliças, promoção da adubação verde, além da implantação de composteiras domésticas para aproveitamento dos resíduos orgânicos de forma sustentável. Outras soluções tecnológicas serão adotadas para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais.