Na última terça (10), o chefe-geral interino da Embrapa Meio-Norte José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, juntamente com o pesquisador e secretário do CTI Bruno de Almeida Souza, receberam a secretária do Agronegócio e do Empreendedorismo Rural do Piauí -SEAGRO- Simone Pereira; o diretor da CEASA Everardo Moura e o assessor parlamentar do deputado Júlio César Lima Allysson Pêgo para uma reunião sobre parcerias para o fomento do agronegócio no Piauí. O objetivo da reunião foi discutir as possíveis demandas que a Embrapa Meio-Norte, como órgão federal da pesquisa agropecuária, pode contribuir com suas linhas de pesquisa para uma ampla coalização para trabalhar as cadeias produtivas. “O papel da Embrapa na pesquisa vem se somar com outros parceiros do agro como a EMATER, Senar e outros”, declarou José Oscar. Bruno Souza destacou os esforços anteriores propostos que já podem ser aproveitados para subsidiar a parceria, como o movimento da Aliança para Inovação Agropécuária entre os anos de 2016 a 2020. Na ocasião, levantamentos foram realizados em diversos pontos do estado para prospecção de demandas e organização dos papéis das instituições. “No esforço da Aliança para Inovação Agropecuária tivemos como produto final o desenho de três grandes áreas como o MATOPIBA, Semiárido e região dos Cocais como prioridade para o desenvolvimentos das ações. Saíram inclusive demandas não-tecnológicas que esbarramos para atender o nosso papel. Os Cerrados com demanda por grãos, o Semiárido com abelhas, frutas e caprinocultura, por exemplo”, completou Souza. Para a retomada de ações, a articulação entre as instituições federais, estaduais e municipais será fundamental e contará com o apoio irrestrito da bancada federal piauiense, declarou Pêgo, representando o deputado Júlio César. Após a reunião, a Embrapa deve enviar um documento atualizado com a proposta de trabalho para organização da parceria.
Na última terça (10), o chefe-geral interino da Embrapa Meio-Norte José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, juntamente com o pesquisador e secretário do CTI Bruno de Almeida Souza, receberam a secretária do Agronegócio e do Empreendedorismo Rural do Piauí -SEAGRO- Simone Pereira; o diretor da CEASA Everardo Moura e o assessor parlamentar do deputado Júlio César Lima Allysson Pêgo para uma reunião sobre parcerias para o fomento do agronegócio no Piauí.
O objetivo da reunião foi discutir as possíveis demandas que a Embrapa Meio-Norte, como órgão federal da pesquisa agropecuária, pode contribuir com suas linhas de pesquisa para uma ampla coalização para trabalhar as cadeias produtivas. “O papel da Embrapa na pesquisa vem se somar com outros parceiros do agro como a EMATER, Senar e outros”, declarou José Oscar.
Bruno Souza destacou os esforços anteriores propostos que já podem ser aproveitados para subsidiar a parceria, como o movimento da Aliança para Inovação Agropécuária entre os anos de 2016 a 2020. Na ocasião, levantamentos foram realizados em diversos pontos do estado para prospecção de demandas e organização dos papéis das instituições. “No esforço da Aliança para Inovação Agropecuária tivemos como produto final o desenho de três grandes áreas como o MATOPIBA, Semiárido e região dos Cocais como prioridade para o desenvolvimentos das ações. Saíram inclusive demandas não-tecnológicas que esbarramos para atender o nosso papel. Os Cerrados com demanda por grãos, o Semiárido com abelhas, frutas e caprinocultura, por exemplo”, completou Souza.
Para a retomada de ações, a articulação entre as instituições federais, estaduais e municipais será fundamental e contará com o apoio irrestrito da bancada federal piauiense, declarou Pêgo, representando o deputado Júlio César. Após a reunião, a Embrapa deve enviar um documento atualizado com a proposta de trabalho para organização da parceria.